Os trabalhos decorreram entre o quilómetro 41,440 e o quilómetro 45,380 na ER338, no concelho de Manteigas, no distrito de Guarda.
A Infraestruturas de Portugal (IP) concluiu, no passado dia 06 de setembro, a empreitada de beneficiação da ER338 que consistiu na colocação de proteções contra a queda de blocos.
A intervenção, com um investimento de cerca de 359 mil euros, teve como objetivo permitir a abertura do trânsito de forma condicionada da EN338, agora efetuado de forma alternada numa única via, regulado por sistemas semafóricos.
De forma a diminuir os congestionamentos da via inserida no Maciço Central da Serra da Estrela, a IP implementou medidas de segurança adicionais numa faixa de proteção junto da encosta, nos troços compreendidos entre o Km 41,440 e o Km 43,935 e entre o Km 45,310 e o Km 45,380, nomeadamente:
- Colocação de separador, tipo New-Jersey, que contenha as pequenas pedras que eventualmente possam vir a cair;
- Colocação de uma rede na parte superior do New-Jersey;
- Colocação de almofada de areia.
Face à tipologia dos trabalhos e ao espaço de operação necessário, os trabalhos foram efetuados com a ER338 fechada ao trânsito automóvel, a qual já se encontra aberta ao tráfego com circulação alternada. De forma a garantir as melhores condições de segurança continuará interdita a circulação a veículos pesados em todo o troço.