Em representação da Infraestruturas de Portugal (IP), Mário Fernandes, Diretor de Concessões, foi nomeado membro do Comité de Gestão da UIC Europa (European Management Committee - EMC), no decurso da Assembleia Regional Europeia, uma reunião estatutária da UIC - União Internacional dos Caminhos-de-Ferro, que decorreu no passado dia 13 de dezembro.
A Assembleia Regional Europeia (RAE) integra a totalidade dos membros da associação na Europa, sendo composta por 44 empresas com estatuto de membro ativo, 33 empresas como associadas e 36 empresas como afiliadas. A RAE constitui o órgão de decisão da região, acordando orientações e tendências estratégicas, endossando acordos com entidades europeias, e apoiando o Programa de Trabalho da UIC Europa para cada ano.
O EMC, para o qual a IP foi agora nomeada para o biénio 2024 - 2025, constitui um comité mais restrito, composto por altos representantes das empresas membros da UIC Europa, num número variável (entre 13 e 17) de membros das empresas ferroviárias europeias. Este comité, que se reúne regularmente, prepara, entre outros aspetos, as decisões estratégicas e recomendações sobre a atividade a desenvolver pela Região Europeia da UIC.
O EMC é coadjuvado, nas suas funções, por um grupo de Assistentes, designado de European Management Committee Assistants (EMCA), função que é assegurada pela equipa da DSN-RIT.
O novo colégio agora eleito, que tomará posse em janeiro do próximo ano, será presidido por Luigi Ferraris, CEO da Companhia Estatal de Caminhos-de-Ferro de Itália (FSI), tendo como Vice-Presidente Martin Frobisher, da Network Rail, gestor de infraestruturas ferroviárias do Reino Unido.