O reforço da segurança rodoviária, bem como o prolongamento da vida útil desta ponte são alguns dos objetivos principais da intervenção.
Realizou-se no dia 1 de julho a consignação da empreitada “EN122 - Ponte do Vascão (km 72,816) - Reabilitação e reforço estrutural”, situada nos concelhos de Alcoutim e Mértola, distritos de Faro e Beja.
A empreitada, com um investimento aproximado de 2,9 milhões de euros, tem como objetivo a reabilitação e reforço estrutural da Ponte do Vascão, promovendo a sua durabilidade estrutural, prolongando a vida útil e reforçando a estabilidade, através da reposição das normais condições de circulação e segurança da via.
Esta Ponte, inaugurada em 1946, é constituída por três vãos, permitindo a passagem da EN122 sobre a ribeira do Vascão, e apresenta um comprimento total de 65m.
Descrição dos trabalhos
O tabuleiro existente será substituído integralmente, sendo a nova estrutura de suporte constituída por elementos metálicos com 1,70m de altura.
O traçado final adotado é o mesmo da estrutura existente, sendo o perfil transversal do novo tabuleiro, o qual tem uma largura total de 10m, constituído por:
- Uma faixa de rodagem com 6 metros de largura que comporta duas vias de 3m, uma em cada sentido;
- Duas bermas laterais de 0,5m;
- Dois passadiços com 1,5m de largura total.
Nos encontros e pilares, será efetuado um encamisamento geral dos muros exteriores dos encontros.
Para restabelecer a continuidade da EN122 na proximidade da Ponte do Vascão, esta obra inclui ainda a substituição do pavimento betuminoso numa extensão de 50m, a sinalização horizontal do troço e a colocação de barreiras de segurança.
Durante a intervenção será necessário condicionar o tráfego através da implementação da circulação alternada.