Integrada na semana Cultura no Chiado promovida pelo Centro Nacional de Cultura, irão decorrer, nos dias 12 e 13 de outubro, visitas guiadas às Estações do Cais do Sodré e do Rossio, respetivamente.
Entre 7 e 13 de outubro, o Centro Nacional de Cultura promove mais uma semana "Cultura no Chiado", sete dias intensivos para dar a conhecer e promover o riquíssimo património do Chiado.
Neste âmbito a IP irá organizar visitas guiadas a duas estações ferroviárias da capital portuguesa, que serão conduzidas por António Castanheira (IPP) e Ana Sousa (CP).
Visitas guiadas
- Visita guiada à Estação do Cais do Sodré: dia 12 de outubro
Projetada pelo Arquiteto Porfírio Pardal Monteiro no início do século passado, a construção da Estação do Cais do Sodré é o culminar de um processo de modernização ferroviária, caracterizado pela eletrificação da Linha de Cascais e a adoção de soluções técnicas inovadoras como a frenagem e a engatagem automáticas.
A visita guiada acontecerá no próximo dia 12 de outubro, no sábado, e começará às 15h00. O ponto de encontro será o átrio de entrada do edifício de passageiros (entrada pela Praça do Cais do Sodré).
- Visita guiada à Estação do Rossio: dia 13 de outubro
A Estação Ferroviária do Rossio é considerada a maior obra de engenharia a nível nacional do século XIX. Esta grande estação central da capital, à data da sua inauguração, integrava um conjunto alargado de outras realizações urbanas e ferroviárias que marcaram fortemente a geografia desta zona cidade, um dos eixos políticos e económicos de Lisboa.
A visita guiada acontecerá no próximo dia 13 de outubro, no domingo, pelas 15h00. O ponto de encontro será na portaria da IP (entrada pelo Largo Duque de Cadaval, 17).
Ambas as visitas têm um número limite de participantes e requerem inscrição prévia, que deve ser efetuada através do e-mail crgomes@cnc.pt ou por telefone, através do contacto 213 466 722.