A intervenção decorre entre o Nó com a Variante Sul, ao km 184,300 e o Nó da Ponte Rainha Santa Isabel ao km 187,300, no âmbito do programa IPV 2022.
No dia 13 de maio foi consignada a Empreitada “Intervenção Preventiva em Pavimentos 2022 – Norte (6 Lotes) IC2(EN1) – Início da Variante (km 184,300) e a Ponte Rainha Santa Isabel (km 187,300). IPV 2022 – LOTE V “, no Distrito e Concelho de Coimbra, no valor de cerca de 659 mil euros.
O programa IPV 2022 foi concebido com base numa avaliação técnica, consistindo em intervenções preventivas, mais ligeiras, efetuadas aos primeiros sinais de degradação, com o objetivo de melhorar o desempenho e prolongar o tempo de vida do pavimento.
Este trabalho que tem vindo a ser realizado nos últimos anos, com a colaboração das diversas direções envolvidas, tem complementado as estratégias de atuação da conservação periódica e conservação corrente, permitindo uma gestão mais eficiente da rede rodoviária nacional.
Os trabalhos localizam-se no troço do IC2(EN1) compreendido entre o Nó com a Variante Sul de Coimbra (km 184,300) e o Nó da Ponte Rainha Santa Isabel (km 187,300) na União de Freguesias Santa Clara e Castelo Viegas, do concelho e distrito de Coimbra.
A empreitada consiste na reabilitação das características superficiais do pavimento, tanto quanto à textura e ao coeficiente de atrito (diretamente relacionados com a segurança), quer quanto à regularidade (longitudinal e transversal). Neste troço do IC2(EN1) deve eliminar-se determinadas patologias diagnosticadas no pavimento, nomeadamente diferentes tipos de fissuração e deformações, o tipo de intervenção preconizado tem, também, como objetivo atenuar o efeito da progressão das degradações e produzir assim um efeito sobre o comportamento estrutural do pavimento.
No que respeita ao condicionamento, tratando-se de um troço maioritariamente de 2x2 vias, durante os trabalhos será mantida a circulação em pelo menos uma via por sentido. Nas intervenções nos ramos de acesso com largura de plataforma incompatível com a circulação durante as atividades, serão implementados desvios provisórios de tráfego.