A 10 de outubro foi consignada a empreitada de reabilitação da barreira dinâmica instalada na encosta da EN378, entre o km 25,600 e o km 25,890, situada no concelho de Sesimbra, distrito de Setúbal.
Esta intervenção, com um investimento associado de cerca de 279 mil euros, tem como objetivo a reabilitação e reforço da barreira dinâmica instalada na encosta do troço de acesso ao Porto de Sesimbra, afetada pelo fenómeno de instabilização ocorrido. Através da substituição dos sistemas de contenção alvos de danos, será garantida a durabilidade estrutural, prolongando a vida útil e reforçando a sua estabilidade, com a reposição das normais condições de segurança para a via e para os utentes.
No âmbito da reformulação da EN378 no troço de acesso ao Porto de Sesimbra, a IP instalou equipamentos de estabilização e proteção das encostas contíguas à via, minimizando o risco geológico e geotécnico. Estes sistemas, que incluem as redes de proteção, as redes pregadas reforçadas e as barreiras dinâmicas, têm retido blocos isolados e/ou volumes de massas de rochas desagregadas, evitando que seja atingida a zona da plataforma rodoviária.
Recentemente, verificou-se um despreendimento de materiais da encosta com um volume considerável, os quais ficaram parcialmente retidos na barreira dinâmica, tendo um bloco rochoso com cerca 1,5 m3 atingido a zona da valeta longitudinal.
Os trabalhos a realizar integram:
- Execução das instalações fixas dos equipamentos de segurança, das linhas de vida para trabalhos em altura;
- Realização de limpezas e desmatações e remoção de materiais provenientes da encosta e retidos nas estruturas de contenção;
- Desmonte da barreira dinâmica, B1, incluindo o remate das redes de encaminhamento junto à base;
- Localização das fundações dos postes das barreiras dinâmicas;
- Execução dos maciços dos postes das barreiras dinâmicas;
- Implantação e montagem das barreiras dinâmicas contra a queda de blocos.
Durante a empreitada, será necessário efetuar o corte total de trânsito rodoviário e de circulação pedonal na EN378, entre o km 25,600 e o km 25,890 (Doca Pesca (APSS) e o Clube Naval/Parque de Campismo).
Será ainda implementado um desvio temporário, devidamente sinalizado, através das instalações da APSS (Doca Pesca), a todos os utentes e condutores que venham do lado da cidade da Sesimbra.