Transferência do Terminal Mercadorias de Leixões para a APDL, SA.

Ferrovia
Rodovia
  • Transferência do Terminal Mercadorias de Leixões para a APDL, SA.

A APDL sucede à IP, em todas as atribuições e competências relativas ao terminal ferroviário de mercadorias de Leixões, a partir de 1 de fevereiro de 2023.

Através do Decreto-Lei n.º 25/2022, de 17 de agosto, foi atribuído à APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S. A. (APDL), as competências de gestora de infraestrutura ferroviária relativamente ao Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões.
 
Neste contexto, a APDL sucede à Infraestruturas de Portugal, S.A. (IP), em todas as atribuições e competências relativas ao terminal ferroviário de mercadorias de Leixões, nos seus múltiplos aspetos de ordem económica, financeira e patrimonial, de gestão de efetivos, de administração do património do Estado que lhe está afeto e de exploração ferroviária, e desenvolve as atividades que lhe sejam complementares, subsidiárias ou acessórias, assegurando a exploração operacional dos mesmos e garantindo a segurança ferroviária, mantendo-se na IP, S. A., a responsabilidade de assegurar a ligação operacional entre o terminal ferroviário de mercadorias de Leixões e a rede ferroviária nacional.
 
A IP findou a sua atividade, no que se refere à gestão do terminal e de todas as competências alfandegárias, no dia 31 de janeiro. A partir dessa data todas as comunicações devem serem endereçadas para os seguintes contactos:
 


APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A.


Av. da Liberdade  •  4450-718 Leça da Palmeira  •  Portugal
T +351 229 990 700  •  www.apdl.pt
Telefone - +351 229990750
Email tfmleixoes@apdl.pt
Email geral: terminaisferroviarios@apdl.pt