A velocidade é a principal causa de um terço de todos os acidentes mortais. VIAJE SEM PRESSA!
A Infraestruturas de Portugal associa-se à Campanha de Segurança Rodoviária “Viajar sem Pressa”, promovida pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária ANSR, Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP), integrada no Plano Nacional de Fiscalização, que decorre de 27 de abril a 3 de maio de 2023.
Esta campanha tem por objetivo alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, dado que esta é uma das principais causas dos acidentes nas estradas, sendo responsável mais de 60% das infrações registadas.
Num atropelamento, a probabilidade de existirem vítimas mortais aumenta em função da velocidade a que circulam os veículos. Se um veículo circular a 30 km/h, a probabilidade das consequências de um atropelamento serem mortais é de 10%. Aumentando a velocidade para 50 km/h, a probabilidade passa a ser de 80% e a 70 km/h, a morte do peão é certa.
Em Portugal, apesar dos resultados obtidos nas últimas duas décadas, em média, 650 pessoas por ano perderam a vida nas nossas estradas, pelo que é fundamental contar com o envolvimento de todos na causa das Zero Mortes na estrada.
Praticar velocidades moderadas significa partir com vantagem perante uma situação de perigo. Opte pela Vida!