Corredor Internacional Sul

Investimentos

A Infraestruturas de Portugal lançou, a 30 de abril de 2018, o Concurso da empreitada para a construção do subtroço da Linha de Évora, entre Alandroal e a Linha do Leste.

Uma obra com um valor base de 195 milhões de euros, que prevê a construção de nova plataforma ferroviária numa extensão de 38,5 quilómetros, e que integrará o futuro Corredor Internacional Sul.

A obra agora a concurso complementa as empreitadas também já lançadas para a construção dos subtroços da Linha de Évora:

A empreitada de construção do troço Alandroal – Linha do Leste compreende também a execução de trabalhos de terraplenagem para materialização do novo canal ferroviário, construção dos sistemas de drenagem longitudinal e transversal, a execução de uma estação técnica, vinte e seis Obras de Arte Correntes e catorze Obras de Arte Especiais, criação de caminhos paralelos e de acesso e emergência.

O prazo de execução desta intervenção é de 28 meses.

O novo troço da Linha de Évora, constituído pelos troços anteriormente referidos, terá uma extensão total de cerca de 100 quilómetros, 80 dos quais de construção nova, em via única Eletrificada (25 kV-50 Hz) sobre plataforma para via dupla, balastrada com carril UIC60 e travessa de betão polivalente (preparada para receber a bitola europeia).

Este troço integrará o Corredor Internacional Sul, cuja concretização se reveste de extrema importância na ligação dos Portos do Sul do País e da rede ferroviária nacional a Espanha, nomeadamente na ligação a Badajoz, potenciando e aumentando a capacidade exportadora de mercadorias do país.

Este investimento permitirá a redução de custos de transporte em cerca de 30%, ao longo do corredor, assim como a redução da extensão atual em cerca de 140km.

A construção do corredor Évora-Caia contribuirá para a criação de 4.250 empregos diretos e cerca 200 empregos indiretos (alimentação/restauração, alojamento e limpeza).

Este investimento irá promover, no ano horizonte, uma redução total de emissões em cerca de 428 Milhões tonCO2eq.

Este Concurso Público Internacional é lançado no âmbito dos projetos de Investimentos Ferroviários aprovados pelo Governo no Plano Ferrovia 2020.

Mais informação aqui.

Confinanciado UE

 

O presente contrato é cofinanciado pela união europeia através do programa Conecting Europe Facilitiy (CEF) ao abrigo dos seguintes contratos de cofinanciamento 2014-PT-TM-0627-M e 2016-PT-TMC-0059-M (as comparticipações variam entre 40 e 50%).