Este investimento da Infraestruturas de Portugal visa a melhoria das condições de estabilidade geotécnica de dois taludes graníticos. A empreitada é realizada no troço que liga as estações de Porto - São Bento e Porto - Campanhã.
Foi iniciada a empreitada de estabilização de dois taludes no troço que liga as estações de Porto - São Bento e Porto - Campanhã, entre os quilómetros 1,000 e 2,000, da Linha do Minho.
A obra pretende melhorar as condições de estabilidade geotécnica dos maciços, com um sistema de redes de alta resistência pregadas e painéis de cabos, de forma a conter eventuais instabilizações.
A instalação destes equipamentos evitará que o material desprendido possa atingir a plataforma e com isso afetar a circulação ferroviária.
A empreitada, com um prazo de execução de 90 dias e um investimento de 136 mil euros, foi adjudicada à empresa Scoplano, Engenharias Lda.
Dada a natureza dos trabalhos, e de modo a não comprometer a circulação ferroviária, estes serão desenvolvidos em período noturno, tendo para tal sido desenvolvido um criterioso planeamento. Não obstante as medidas mitigadoras adotadas, a intervenção poderá, pontualmente, causar alguns incómodos junto dos confinantes, designadamente ao nível do ruído.