Lançamento do concurso do projeto da ligação ferroviária Évora- Caia

Projetos de Engenharia Ferroviária

A Infraestruturas de Portugal informa que iniciou os procedimentos com vista à Elaboração do Projeto de Execução da Nova Ligação Ferroviária entre Évora Norte e Elvas/Caia (fronteira com Espanha), tendo sido lançados os seguintes concursos:

Lote A – Coordenação Técnica do Projeto e tarefas complementares gerais com preço base de 2,5 milhões de euros e prazo de execução 15 meses;

Lote  D -  Via, Geotecnia e Serviços, com um preço base de 2,9 milhões de euros e com um prazo de execução de  15 meses;

Lote  C  - Obras de Arte e Estruturas Especiais com um preço base de  5,1 milhões de euros e um  prazo execução de 15 meses.

 

Em breve avançam os procedimentos referentes aos concursos para:

Lote E – Linha do Leste e ligações à nova linha Évora – Caia com um preço base de 900 mil de euros.

 

Os procedimentos de contratação, concursos limitados por prévia qualificação, para as várias especialidades, foram iniciados no âmbito de um sistema de qualificação de prestadores de serviços para elaboração de estudos e projetos ou revisão de projeto de instalações ferroviárias em que foram qualificados nove candidatos, sendo a grande maioria (7) agrupamentos de empresas projetistas:       

  • Agrupamento: Fase - Estudos e Projetos, S.A. / Prointec, S.A. / Inse Rail, S.L.
  • Agrupamento: Sener-Engivia – Consultores de Engenharia, S.A. / Via Ponte – Projetos e Consultoria de Engenharia, S.A. / Sener Ingenieria y Sistemas, S.A.
  • Agrupamento: GIBB Portugal, Consultores de Engenharia, Gestão e Ambiente, S.A. / Quadrante, Engenharia e Consultoria, S.A./ Propectiva, S.A.
  • Agrupamento: COBA – Consultores de Engenharia e Ambiente, S.A. / Typsa – Técnica y Proyectos, S.A. / Tecnofisil – Consultores de Engenharia, S.A./ GRID – Consultas, Estudos e Projetos de Engenharia, S.A.
  • Agrupamento: TPF Planege, Consultores de Engenharia e Gestão, S.A. / Getinsa – Payma, S.L./ Euroestudios, S.L.
  • Agrupamento: Profico, Projetos, Fiscalização e Consultoria, Lda. / Fulcrum – Planificácion, Análisis y Proyecto, S.A.  / Geoarea – Consultores de Geotecnia e Ambiente, Lda.
  • WS Atkins (Portugal) - Consultores e Projetistas Internacionais, Unipessoal, Lda. (agora Atlas Koechlin, Engineering and Design, Unipessoal Lda)
  • Agrupamento: Prof. Edgar Cardoso - Engenharia, Laboratório de Estruturas, Lda. / Intecsa Inarsa, S.A.
  • Consulgal, S.A.

 

Corredor internacional Sines/Setúbal/Lisboa-Caia (fronteira) com investimento previsto de cerca de 700 milhões de euros

O lançamento destes concursos é realizado em cumprimento com o previsto no Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas 2014-2020 (PETIT 3+), com vista à conclusão da ligação Sines – Setúbal – Lisboa/ Évora/Elvas – Caia / Madrid, devendo a construção desta ligação ferroviária internacional estar concluída em 2020.

A concretização do Corredor Sines/Setúbal/Lisboa-Caia (fronteira com Espanha), considerado um projeto prioritário com elevado potencial para importação e exportação no transporte de mercadorias, visa assegurar a ligação ferroviária entre o sul de Portugal e a Europa, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, permitindo a articulação com os Portos de Sines e Setúbal.

Além da construção dos troços de ligação entre Évora e Caia, cuja execução representa um investimento previsto de cerca de 500 milhões de euros, o projeto do Corredor internacional Sines-Caia/Madrid, contempla igualmente:

  • a construção de estações técnicas e/ou ampliação para cruzamento de comboios de mercadorias com 750 m de comprimento;
  • a Instalação/modernização da sinalização;
  • a duplicação da via existente e eletrificação da nova via entre Poceirão e Bombel;
  • a construção de linha nova entre Évora Norte e Elvas (via única eletrificada, extensão de 79 km);
  • a modernização  e eletrificação da Linha do Leste entre Elvas e a fronteira (extensão 9 km) através da qual será assegurada a ligação a Espanha;
  • a construção de ligação entre a Linha do Alentejo e o futuro terminal de contentores do Barreiro;
  • a otimização da ligação ao Porto de Setúbal e eletrificação dos ramais de acesso.

Esta ligação integra o denominado 'Corredor Atlântico' (Corredor Sul), que liga a Península Ibérica e os portos de Havre e Ruão a Paris e a Mannheim e Estrasburgo (França e Alemanha).

É portanto de grande importância a execução do atual projeto de construção e modernização da linha dotando o país de real capacidade no transporte ferroviário de mercadorias, que atualmente são obrigadas a um longo desvio para chegarem a Espanha. Este projeto de enorme importância estratégica para o desenvolvimento do país, representa um investimento estimado em cerca de setecentos milhões de euros.

Pela sua dimensão, importância para o desenvolvimento da economia do país, potencial de sustentabilidade e relevância no contexto do transporte ferroviário de mercadorias no espaço europeu, este projeto será concretizado através de cofinanciamento dos fundos comunitários, para os quais o Governo português apresentou já candidatura em Bruxelas.

Este investimento já foi aprovado no âmbito do CEF geral sendo o segundo maior projeto da Península Ibérica.