Mais de 3,5 milhões de adesões geram 67 milhões de receita.
O sistema de pagamento de portagens eletrónicas Easytoll faz hoje 10 anos. Este sistema, criado em 2012, constitui-se como uma solução inovadora, de base tecnológica simples e segura, facilitadora do processo de adesão a um meio de pagamento de portagens, e destina-se exclusivamente aos condutores de veículos de matrícula estrangeira que circulam em autoestradas com sistemas Multi-lane Free Flow (MLFF).
O sistema permite aos utilizadores associar um cartão bancário à matrícula da sua viatura, sem alterar o seu percurso original ou sair do automóvel. Com esta simples operação o cliente está habilitado para circular, durante um período de 30 dias, em qualquer autoestrada com sistemas MLFF.
A solução Easytoll, representou um investimento de cerca de 1,8 milhões de euros na construção de quatro praças de portagem com terminais de pagamento automático, sistema de semaforização e sinalização vertical com todas as informações necessárias à realização da operação. As quatro praças foram instaladas nas principais “entradas” terrestres do país, servidas por autoestradas com portagens eletrónicas - A22 na fronteira de Castro Marim (Algarve), A24 junto da fronteira de Vila Verde da Raia (Chaves), A25 na Área de Serviço de Alto Leomil, junto da fronteira de Vilar Formoso, e na EN13 em Vila Nova de Cerveira. Em 2013, esta última foi deslocalizada para a A28, passando a funcionar na Área de Serviço de Viana do Castelo.
Também em julho a IP assinala o segundo ano da implementação da funcionalidade para adesões on-line ao sistema Easytoll. Esta solução veio simplificar o serviço, ao permitir que a adesão ao Easytoll possa ser feita no site www.portugaltolls.com, sem que o condutor precise de parar numa das praças no momento da sua circulação na autoestrada. A subscrição do serviço é válida por 30 dias, à semelhança do que já hoje ocorre. Nos dois anos de utilização esta opção conseguiu já atrair cerca de 150 mil adesões.
A solução Easytoll ganhou desde sempre uma grande recetividade por parte dos utentes, uma preferência que se traduz num incremento gradual e consistente do número de adesões ao longo dos anos. Desde a sua implementação, foram registadas mais de 3,5, milhões de adesões, originando cerca de 67 milhões de euros de receita em dez anos de atividade. Com este sistema de pagamento foram facilitadas mais de 17 milhões de viagens realizadas por veículos de matrícula estrangeira nas autoestradas com portagens eletrónicas.
São os pontos de adesão do Algarve e da A25 que registam a maior afluência, com cerca de 35% das adesões cada.
Reforço do apoio e informação melhora capacidade de resposta
Como vem sendo habitual, nos períodos de maior afluência, como o Verão, a Infraestruturas de Portugal coloca junto aos pontos de adesão ao Easytoll, equipas de apoio ao cliente com o objetivo de prestar um maior auxílio, informação e esclarecimento sobre o processo de adesão e pagamento das portagens eletrónicas. Para além do acompanhamento dado aos clientes na adesão, as equipas procuram garantir as melhores condições de circulação nas praças nos períodos em que o tráfego se intensifica.
Nos meses de julho e agosto, haverá um reforço da operação com cerca de 30 colaboradores no total, que estarão nas praças Easytoll diariamente entre as 08h00 e as 20h00 (com exceção da A28, onde o apoio será dado apenas de sexta-feira a domingo), para apoiar os clientes, melhorando significativamente a capacidade de resposta e rapidez no processo de adesão. Além do auxílio no local, foi reforçada a equipa do Call Center da IP, disponível 24h/dia no atendimento personalizado ao cliente.