A 1ª reunião do novo Conselho Estratégico da Plataforma Ferroviária Portuguesa, realizou-se no dia 30 de setembro, na sede da IP.
O Presidente da IP, Miguel Cruz, abriu os trabalhos, referindo que a PFP é uma entidade de grande relevância para a IP, devido ao importante papel que desempenha na dinamização do setor ferroviário nacional, contribuindo para o fortalecimento da cooperação entre todos os atores do setor em Portugal e com as redes internacionais de referência da ferrovia.
Realçou ainda o extraordinário aumento de número de associados que, ao longo de 7 anos, passou dos 8 sócios fundadores, entre os quais a IP, para os atuais 103 membros, que representam todo o universo ferroviário nacional. Esta abrangência confirma que a PFP se afirma como um cluster de competitividade da economia portuguesa, pelo que neste momento a IP tem uma responsabilidade acrescida por deter a Presidência da PFP.
De seguida os trabalhos foram abertos e conduzidos pelo Presidente do Conselho Estratégico da PFP em exercício, Professor Rui Calçada, Diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
A reunião prosseguiu com a eleição do novo Presidente do Conselho Estratégico, órgão consultivo para a agenda estratégica e para assessoria ao Conselho de Administração.
PLATAFORMA FERROVIÁRIA PORTUGUESA
Presidência: Infraestruturas de Portugal – João Figueiredo
Vice-Presidência: CP - Comboios de Portugal – Manuel António e MOTA ENGIL – Paula Alvarenga
Vogais do Conselho de Administração: ALMA DESIGN – Rui Marcelino, EVOLEO – Rodolfo Martins, FEUP – Faculdade Engenharia Universidade do Porto – Rui Calçada, ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade – Margarida Pinto, IST – Instituto Superior Técnico – Virginia Infante e NOMAD TECH – João Fernandes
O Conselho Estratégico é constituído por quinze entidades, convidadas pelo Conselho de Administração, sendo os novos membros os seguintes:
- APDL - Administração Porto Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A: Vasco Silva (em representação do Presidente Nuno Araújo)
- Bombardier Transportation Portugal (ALSTOM) - Jaime Borell (Iberia Manager)
- EFACEC Engenharia e Sistemas - Pedro Pinto (Diretor Unidade Transportes)
- ERTAGUS - Paulo Cerqueira (Administrador)
- GTSPT – Ground Transportation Systems Portugal (ex-THALES Portugal): João Araújo (Presidente)
- INCOMEF – Engineering - Marco Silva (Presidente)
- ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa - Maria Alexandra da Costa (Prof.ª Auxiliar Direção)
- LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil - Simona Fontul (Investigadora representante da Direção)
- MEDWAY - Bruno Silva (Diretor Geral)
- METRO do PORTO S.A - Almeida Teixeira (Diretor de Projetos Especiais)
- METROPOLITANO de LISBOA - Maria Helena Campos (Em representação do Presidente Vitor Santos)
- SERMEC- Mário Duarte (Presidente);
- SIEMENS Mobility - Manuel Nunes (Presidente)
- SENER-ENGIVIA - Consultores de Engenharia, SA: Aguinaldo Azevedo (Administrador)
- SOMAFEL – Engenharia e Obras Ferroviárias, SA: Rui Costa (Diretor Geral)
A votação por parte dos novos membros elegeu Marco Silva, Presidente da INCOMEF – Engineering, como novo Presidente do Conselho Estratégico da PFP.
O ponto seguinte da reunião coube a João Figueiredo, Presidente da PFP, Gestor da Unidade de Inovação da IP, tendo apresentado uma síntese dos trabalhos em curso na PFP, assim como o Plano de Atividades de 2022.
A reunião terminou com a apresentação do projeto da Linha de Alta Velocidade Porto – Lisboa pelo Vice-Presidente da IP, Carlos Fernandes.