A empreitada de modernização da Linha do Norte, no troço entre Espinho e Vila Nova de Gaia, foi adjudicada pelo montante de 55,3 milhões de euros ao consórcio de empresas DST, S.A. e AZVI, S.A. Com um prazo estimado de 660 dias, a obra visa a modernização de um troço com cerca de 14,2 quilómetros, com o objetivo de aumentar a capacidade para comboios de mercadorias, a segurança e a flexibilidade de exploração. Neste âmbito serão executados os seguintes trabalhos:
- A renovação integral da superestrutura de via;
- A alteração do layout das estações de Granja e Vila Nova de Gaia;
- A substituição integral de um trecho de catenária com 8 km de extensão;
- A eliminação de todas as passagens de nível existentes neste troço (rodoviárias e pedonais) através da construção 16 desnivelamentos;
- A renovação de 3 desnivelamentos existentes;
- O alteamento e alargamento de plataformas de acesso de estações e apeadeiros;
- A criação de duas vias de resguardo eletrificadas com 750 metros de extensão, para aumento da capacidade da via no transporte de mercadorias;
- A instalação de novos órgãos de drenagem;
- A instalação do sistema de retorno de corrente de tração e terras de proteção;
- A vedação do canal ferroviário.
Após a assinatura do contrato, o mesmo será remetido para obtenção do visto prévio do Tribunal de Contas e, em caso de parecer positivo, proceder-se-á à consignação da empreitada e início os trabalhos no terreno.
A presente ação integra a candidatura aprovada pelo COMPETE 2020 e pela Comissão Europeia, com a designação “Linha do Norte - Modernização do troço Ovar-Gaia (2.ª fase)”, com um total de investimento de 159 milhões de euros, correspondendo a um apoio do Fundo de Coesão de 85%.
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Após a assinatura do contrato, o mesmo será remetido para obtenção do visto prévio do Tribunal de Contas e, em caso de parecer positivo, proceder-se-á à consignação da empreitada e início os trabalhos no terreno.
A presente ação integra a candidatura aprovada pelo COMPETE 2020 e pela Comissão Europeia, com a designação “Linha do Norte - Modernização do troço Ovar-Gaia (2.ª fase)”, com um total de investimento de 159 milhões de euros, correspondendo a um apoio do Fundo de Coesão de 85%.
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