Alunos da 1ª Pós-Graduação em Engenharia Ferroviária do ISEL visitam trabalhos de modernização da Linha de Sines

Corporativo
Ferrovia
Investimentos
  • Alunos da 1ª Pós-Graduação em Engenharia Ferroviária do ISEL visitam trabalhos de modernização da Linha de Sines
  • Alunos da 1ª Pós-Graduação em Engenharia Ferroviária do ISEL visitam trabalhos de modernização da Linha de Sines
  • Alunos da 1ª Pós-Graduação em Engenharia Ferroviária do ISEL visitam trabalhos de modernização da Linha de Sines

Com um investimento de cerca de 29 milhões de euros, a empreitada de modernização da Linha de Sines irá eliminar os atuais constrangimentos de capacidade de circulação e de transporte ferroviário de mercadorias, potenciando as condições de exploração e de segurança entre o Porto de Sines e a Linha do Sul em Ermidas Sado.

Na noite de 23 para 24 de outubro a IP recebeu um grupo de alunos da Pós-Graduação Especialização em Engenharia Ferroviária do ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, uma instituição de ensino superior na área da engenharia e da tecnologia localizada em Lisboa.

Este curso caracteriza-se por uma forte componente prática e pretende responder às necessidades do país em técnicos qualificados na área ferroviária, através da formação de profissionais na área da Engenharia Ferroviária, nas suas diversas vertentes.

Contando com a parceria da IP, enquanto Empresa gestora das infraestruturas rodo e ferroviárias em Portugal, o ISEL solicitou uma visita dos alunos desta Pós-Graduação aos trabalhos de modernização em curso na Linha de Sines.

A visita foi acompanhada por Paulo Tavares e Carlos Borda d’Água da IP, tendo sido efetuada a 13 alunos/as e 3 docentes uma apresentação pormenorizada da obra ferroviária em curso, com particular destaque para o acompanhamento presencial das atividades de desguarnecimento mecânico de via, rebalastragem e ataque mecânico pesado.

Com um investimento de cerca de 29 milhões de euros, a empreitada de modernização da Linha de Sines irá eliminar os atuais constrangimentos de capacidade de circulação e de transporte ferroviário de mercadorias, potenciando as condições de exploração e de segurança entre o Porto de Sines e a Linha do Sul em Ermidas Sado.

Os trabalhos consistem na modernização do troço entre Ermidas do Sado e Sines, englobando, genericamente, trabalhos de via-férrea, terraplenagem, drenagem, obras de arte correntes - Passagens Superiores e Passagens Inferiores – restabelecimentos, construção de uma nova estação técnica e modernização de estações existentes, instalações fixas de tração elétrica, infraestruturas de base para sinalização e telecomunicações, RCT+TP, serviços afetados e medidas de minimização.

Neste âmbito, está a ser efetuada a substituição integral da superestrutura de via, com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão e carril 60 E1, uma nova estação técnica ao km 141+500 (nova Estação de Abela) e a alteração do layout da estação de São Bartolomeu da Serra, por forma a assegurar o cruzamento de comboios de 750 m de comprimento, otimizando as condições de exploração.
  
Serão também a suprimidas as passagens de nível da Abela (EN390) e da Subestação de Santiago do Cacém (EN121), aos km 143,904 e 153,022, respetivamente.

O projeto global da “Ligação Ferroviária Sines-Elvas”, inserida no Corredor Atlântico das Redes Transeuropeias de Transportes (TEN-T), tem por objetivo modernizar a infraestrutura ferroviária existente, e, após a construção do troço Évora-Elvas, estabelecer uma ligação direta entre Sines e Badajoz em oposição ao trajeto atual.

 


Financiamento Comunitário


Os investimentos para a Modernização da Ligação Ferroviária entre Sines e a Linha do Sul integram a Ação 2016-PT-TMC-0065-M Sines - Ligação Ferroviária Sines/Elvas (Espanha): Troço Sines - Ermidas - Grândola (Obra), aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento de 85%.