Um dos objetivos deste projeto é tornar as estações ferroviárias novos centros urbanos vitais para estimular cidades sustentáveis.
Teve lugar nos dias 11 e 12 de julho de 2023, em Barcelona, a reunião de arranque do projeto RAIL4CITIES (Railway stations for green and socially-inclusive cities), financiado pela Europe's Rail Joint Undertaking Call Proposals 2022-02 (HORIZON-ER-JU-2022-02).
O projeto RAIL4CITIES teve início no dia 1 de julho de 2023 e terá uma duração de 24 meses.
O consórcio é composto pelos seguintes parceiros: Factual Consulting SL (coordenador), Technical University of Munich (TUM), Centre Internacional de Mètodes Numèrics a l'Enginyeria (CIMNE-CERCA-UPC), BABLE Smart Cities (BABLE), Union Internationale des Chemins de Fer (UIC), Société Nationale des Chemins de fer Français – Hubs&Connections (SNCF H&C), Rete Ferroviaria Italiana (RFI), Metropark (MET), Polskie Koleje Państwowe S.A. (PKP), Research Institute of Roads and Bridges (IBDiM), Société Nationale des Chemins de fer Belges (SNCB), Deutsche Bahn - DB Station & Service (DB), Bavarian State Ministry for Housing, Construction and Transport (STMB) e Infraestruturas de Portugal (IP).
Durante a reunião os parceiros apresentaram em detalhe os vários pacotes de trabalho do projeto, bem como as regras de gestão do projeto, tendo sido discutida a organização do trabalho e os próximos passos do projeto.
O projeto RAIL4CITIES tem 3 objetivos principais:
- Tornar as estações ferroviárias como novos centros urbanos vitais para estimular cidades sustentáveis;
- Desenvolver e publicar uma metodologia e ferramenta com aplicação ao nível europeu;
- Focar na ativação do ecossistema para replicação e sustentabilidade após o término do projeto.
O projeto está estruturado em cinco work packages (WP):
- WP1 Gestão do projeto, liderado pela FACTUAL
- WP2 Definição do Modelo SCP, liderado pela TUM
- WP3 Living Labs nas estações ferroviárias, liderado pela FACTUAL
- WP4 Consolidação do Modelo SCP, Avaliação e Orientações, liderado pela UPC
- WP5 Comunicação, Disseminação e Exploração, liderado pela UIC
A IP participará, como parceiro associado, no WP3, no âmbito do qual serão realizados 3 estudos de caso em Portugal, testando especificamente como as estações ferroviárias da futura Linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa podem desempenhar um papel relevante no desenvolvimento urbano sustentável.
O projeto tem três impactos esperados:
- Científico, desenvolvendo o modelo SCP, a ferramenta de análise de impacto e o modelo europeu para a transformação efetiva e sustentável de estações ferroviárias. Espera-se que estes resultados se tornem uma referência a nível europeu para desencadear futuras atividades de investigação e inovação;
- Económico/tecnológico: os living labs demonstrarão o potencial das estações para se desenvolverem como novos centros urbanos reunindo múltiplos serviços para utilizadores e cidadãos;
- Social, permitindo a conceção de serviços e soluções inovadoras com impacto nas vertentes económica, ambiental e social.
O projeto RAIL4CITIES estará brevemente disponível nos seguintes canais:
- Twitter @RAIL4CITIES
- www.rail4cities.eu