Foi consignada a empreitada de beneficiação da superestrutura de via, entre os quilómetros 127,059 a 139,500, no troço Pinhão - Tua, da Linha do Douro, nos concelhos de Alijó e Carrazeda de Ansiães.
A obra, que se iniciou no passado dia 15 de março, tem um prazo de execução de 300 dias, e foi adjudicada pelo valor de 3,6 milhões de euros, ao qual se somam cerca de 2,2 milhões de euros relativos aos materiais a aplicar, perfazendo um investimento global na ordem dos 5,8 milhões de euros.
Os trabalhos visam a requalificação da infraestrutura de via neste troço e inserem-se no Plano de Reabilitação da Linha do Douro que a Infraestruturas de Portugal tem em curso.
Na empreitada estão contemplados trabalhos de substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão bibloco, e também a substituição de carril e transformação de barra curta em barra longa soldada.
![Imagem](/sites/default/files/inline-images/20210330_ldouro-rivpinhaotua_c730x400_0.jpg)
A intervenção permitirá alcançar os seguintes objetivos estratégicos:
-
Incremento dos níveis de segurança, qualidade, fiabilidade e disponibilidade da infraestrutura;
-
Melhoraria dos níveis de conforto e comodidade dos passageiros;
-
Redução dos custos de manutenção.
Este investimento faz parte do plano integrado da Linha do Douro, cujo desenvolvimento será assegurado de forma faseada, estando já concluída a intervenção no troço Caíde-Marco, obra desenvolvida no âmbito do Ferrovia 2020.