Colocação de Guardas de Segurança na Ponte do Carvalhal

Rodovia
Conservação e Manutenção
  • Colocação das guardas de segurança na Ponte do Carvalhal

A Infraestruturas de Portugal (IP) informa que foram concluídas as obras de instalação das barreiras de segurança na Ponte do Carvalhal no passado dia 18 de maio.

Esta intervenção proporciona uma melhoria significativa nas condições de segurança e circulação na Ponte do Carvalhal, , no km26 da EN231, consistindo essencialmente na colocação de guardas de segurança com os níveis de resistência adequados, cumprindo com as orientações e normativos existentes para os sistemas de retenção.

Durante a empreitada foi necessário proceder ao condicionamento do trafego através da circulação alternada trânsito no local durante o período de intervenção. Para o efeito, na execução dos trabalhos, foi colocada sinalização vertical, horizontal e outros equipamentos considerados necessários tendo em vista garantir as melhores condições de circulação e segurança rodoviárias.

Atendendo a que a obra de arte apresenta uma altura de queda superior a 2m, comportando um risco elevado para todos os utentes da via, urgia cumprir os requisitos do Manual de Sistemas de Retenção do INIR, que preconizam a instalação de um sistema de retenção com um nível de retenção mínimo H1, para um nível de gravidade A.

Foi lançado um procedimento de Ajuste Direto, em regime de conceção/construção, para os trabalhos de colocação das Guardas de Segurança na ponte, incluindo a conceção do projeto.

A solução passou pela instalação de barreiras rígidas, garantido o funcionamento dos órgãos de drenagem da Ponte (sumidouros), contemplando ainda a remoção das barreiras de segurança provisórias atualmente instaladas sobre a obra de arte.

A Ponte do Carvalhal é uma ponte em alvenaria de granito rebocada, que foi alvo de um alargamento através da execução de um tabuleiro em betão. Originalmente a ponte era constituída por 3 arcos em alvenaria, sendo que um dos arcos foi reconstruído em betão armado.