Concluída a substituição das obras arte no IC1 e EN5

Rodovia
Conservação e Manutenção
  • Concluída a substituição das obras arte no IC1 e EN5
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A Infraestruturas de Portugal informa que foi foi concluída a empreitada “IC1, PH ao km 555,700 e EN5, PH ao km 040,700 - Substituição das obras arte", situada no concelho de Alcácer do Sal, distrito de Setúbal a 1 de maio deste ano.

O Projeto foi elaborado pela empresa TECNOFISIL – Consultores de Engenharia, SA, e coordenado pelo Departamento de Estruturas Especiais, da IP. A empreitada foi adjudicada à empresa SADE – Compagnie Générale de Travaux D'Ydralique.

A empreitada teve como principal objetivo a substituição das passagens hidráulicas (PH) existentes no IC1 e na EN5, assegurando a secção de vazão necessária ao escoamento da água para a cheia centenária, e a melhoria das condições de segurança e circulação.

A presente empreitada teve como principal objetivo, substituição das passagens hidráulicas existentes ao km 555+700 do IC1 e ao km 040+700 da EN5, assegurando a secção de vazão necessária ao escoamento da água para a cheia centenária, e consequentemente a melhoria das condições de segurança e circulação, no Concelho de Alcácer do Sal.


IC1, PH ao km 555,700


Preconizou-se a substituição da OA existente, garantindo assim a secção de vazão necessária ao escoamento da água para a cheia centenária, através de uma laje maciça betonada in situ apoiada em vigas de encabeçamento de microestacas., Desmatação e regularização do leito da linha de água, numa extensão de 10 m para cada lado da Obra de Arte;

Foi efetuada a substituição da obra de arte existente, a desmatação e regularização do leito da linha de água, numa extensão de 10 m. 

Foram, ainda, construídas vedações nas zonas de “encosto”, entre a vedação e a parede da obra de arte sem espaçamentos, e a implementação de barreiras de segurança.


EN5, PH ao km 040,700


Foi efetuada a substituição da obra de arte existente, através de uma obra nova tipo quadro fechado pré-fabricado, a desmatação e regularização do leito da linha de água, construção de vedações nas zonas de “encosto”, execução de dissipador de energia à entrada e saída da PH e implementação de barreiras de segurança, assim como materialização de um passadiço seco, para a passagem de animais.

Durante a empreitada, foi necessário condicionar o tráfego, permitindo a circulação automóvel em duas vias, numa faixa com 5,80 m de largura mínima, devidamente sinalizada no local.