Reforço dos níveis de segurança, fiabilidade e disponibilidade da infraestrutura ferroviária.
Foi concluída a empreitada de estabilização de talude de aterro entre os km 11,900 e 11,950 da Linha do Douro, do lado direito, a norte do Apeadeiro de Cabeda, no concelho de Valongo.
A intervenção, com um investimento associado de cerca de 300 mil euros, teve como objetivo a estabilização de talude onde se havia registado um escorregamento que comprometeu a estabilidade da plataforma de via e do poste de catenária implantado no local.
Dada a acentuada inclinação do aterro, e ao facto de existir um caminho na sua base, a solução adotada contemplou a execução de um muro de gabiões na base do aterro e reforço do mesmo com a aplicação de pregagens associadas a redes e cabos de aço de alta resistência.
A obra, da responsabilidade da IP, decorreu sem comprometer a circulação regular de comboios e reforçará os níveis de segurança, fiabilidade e disponibilidade da infraestrutura ferroviária.
A empreitada foi executada pela empresa Ancorpor – Geotecnica e Fundações, Lda., tendo o projeto sido elaborado pela Tetraplano Engenharia Lda. A fiscalização da obra ficou a cargo da IP.