Conclusão de Empreitada de Reabilitação de Via na Linha do Norte

Conservação e Manutenção
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Investimento global de 4 milhões de euros na renovação integral de via no troço Santa Apolónia - Braço de Prata, em Lisboa.

Foi concluída a empreitada de renovação integral de via, entre os km 1,100 e 4,090 da Linha do Norte, no troço Santa Apolónia - Braço de Prata, em Lisboa.

Esta obra, executada pela Mota Engil – Railways Engineering, S.A., representou um investimento global de 4 milhões de euros e contemplou entre outros, os seguintes trabalhos:

  • Substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão;
  • Substituição de carril e transformação de barra curta em barra longa soldada;
  • Beneficiação do sistema de drenagem da via em toda a extensão;
  • Desguarnecimento mecânico com depuração de balastro, rebalastragem e ataque mecânico pesado.

Com a sua conclusão foram alcançados os objetivos estratégicos associados ao projeto, nomeadamente:

  • Melhoria dos níveis de segurança, qualidade, fiabilidade e disponibilidade da infraestrutura;
  • Melhoria dos níveis de conforto e comodidade para o passageiro;
  • Redução dos custos de manutenção;
  • Redução dos níveis de emissão de ruido.

Tratando-se de um troço estratégico da rede, e no sentido de minorar os impactos e perturbações na circulação ferroviária, a intervenção foi integralmente desenvolvida em período noturno.

Uma vez que a linha se encontra implantada numa área urbana, residencial, os trabalhos foram precedidos de informação e sensibilização junto dos confinantes, tendo igualmente sido adotadas algumas medidas mitigadoras com o propósito de reduzir os incómodos relacionados com o seu desenvolvimento, nomeadamente, ao nível do ruído.

A gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos da empreitada esteve a cargo da IP, tendo o Projeto de Execução sido desenvolvido pela IP Engenharia.