Conclusão dos trabalhos na EN18 e na EN258-1

Conservação e Manutenção
Rodovia
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A empreitada na EN18 - Ponte sobre a Ribeira de Canaviais e na EN258-1 - Passagem Hidráulica do Barranco dos Arcos foi finalizada no passado dia 19 de setembro.

A empreitada englobou a intervenção na Ponte sobre a Ribeira dos Canaviais, na EN18 ao km 338,276, paralela ao IP2, no município da Vidigueira, bem como na passagem hidráulica da EN258-1 ao km 013,290, no Município de Cuba, ambas no distrito de Beja.


EN18 - Ponte sobre a Ribeira dos Canaviais (ao km 338,276)


A obra de arte existente, em alvenaria, apresenta um vão único com um comprimento total entre os eixos de apoio extremos (encontros) de cerca de 10,00 m. O vão é vencido por uma estrutura em arco de alvenaria de tijolo, composta pelo arco propriamente dito, com uma espessura aproximada de cerca de 0,60 m, ao que se segue a camada de enchimento do arco delimitada pelos muros tímpano também em alvenaria de tijolo e pedra.

De acordo com as inspeções, foram identificadas anomalias na obra de arte. Para repor as condições de segurança, a solução estrutural adotada consistiu no encamisamento integral da obra.


​EN258-1 - PH do Barranco dos Arcos (ao km 013,290)


Esta passagem hidráulica tem uma cota da laje de rasto de 150,48m, a partir da qual se desenvolve a secção em arco com muros de testa com altura de 0,45m, tendo a secção uma altura máxima de 0,87 m e uma largura útil da secção, que corresponde ao vão da obra, de 2,0 m. 

O seu desenvolvimento corresponde à largura da via superior com cerca de 7,5m. A Passagem Hidráulica foi executada em betão armado, admitindo-se que a sua estrutura de fundação corresponda a um quadro fechado, do qual a laje de rasto faz parte integrante dessa estrutura. 

Nesta obra de arte foram identificados alguns danos estruturais da infraestrutura. Considerando ainda a falta de capacidade de vazão, a solução passou pela substituição integral da Passagem Hidráulica do Barranco dos Arcos, requerendo a demolição da estrutura existente.

A solução estrutural definida para a nova Passagem Hidráulica consistiu numa estrutura em betão armado constituída por um tabuleiro em laje maciça.

Estas duas intervenções permitiram a reposição das condições de segurança na rede rodoviária local onde se inserem.