Foi publicado em Diário da República, no passado dia 25 de junho, o concurso para a empreitada de ampliação da subestação detração elétrica (SST) localizada em Tunes, que serve a Linha do Algarve.
A intervenção será realizada em regime de conceção/construção e será desenvolvida no âmbito do projeto de eletrificação da Linha do Algarve, integrado no programa de modernização e requalificação da Rede Ferroviária Nacional - Ferrovia2020, com um investimento estimado de 1 milhão de euros.
A empreitada agora a concurso incluirá a realização dos projetos de execução, esquemas de montagem, de funcionamento, fornecimento de materiais, equipamentos, montagem e respetivos trabalhos de construção civil, bem como serviços e ensaios necessários ao correto funcionamento das instalações.
O empreendimento de Eletrificação da Linha do Algarve contempla dotar os troços Tunes-Lagos e Faro-Vila Real de Santo António com sistema de tração elétrica (no sistema 25 kV - 50 Hz). A atual SST de Tunes alimenta apenas o troço Tunes-Faro, já eletrificado. Esta ampliação permitirá também a eletrificação do troço entre Tunes até Lagos.
Para alimentação do troço entre Faro e Vila Real de Santo António será construída uma nova SST, em Olhão, cujo concurso se encontra em fase de preparação para lançamento.
![Imagem](/sites/default/files/inline-images/20210630_subestacao-tunes_lalgarve_001_730x400_0.jpg)