A IP consignou a empreitada de construção do troço do IC35 entre Penafiel e Rans, desenvolvido no âmbito do PRR.
Esta obra constitui a primeira fase do projeto do IC35 que ligará Penafiel a Entre-os-Rios, na dimensão de Investimentos “Missing links e Aumento da capacidade da Rede', no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O troço do IC35 a construir desenvolve-se integralmente no concelho de Penafiel, nas freguesias de Guilhufe e Urrô.
A empreitada, no valor de cerca de 5,5 milhões de euros, envolve a construção de um troço com cerca de 1 500 metros, com início numa rotunda a construir na EN15 e o final numa outra rotunda localizada em Marecos, assegurando a ligação à rede rodoviária local e a futura continuidade do IC35 para sul.
A obra contempla também a construção de um viaduto sobre o vale do Rio Cavalum, com uma extensão de 244 m, e de três Passagens Superiores (PS). Uma das PS está associada à obra de reconstrução da atual rotunda de ligação da EN106 com a Rua 3 de Março, e as duas restantes dizem respeito à criação de restabelecimentos rodoviários, que irão garantir a reposição das vias afetadas pela construção do IC35.
Plano de Recuperação e Resiliência
A consignação desta empreitada, a segunda no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), confirma o empenho da Infraestruturas de Portugal na execução dos investimentos cuja responsabilidade lhe está confiada.
Esta empreitada destaca-se de um conjunto de nove obras já lançadas no âmbito do PRR, que correspondem atualmente a um investimento de cerca de 83 milhões de euros. A primeira destas empreitadas foi já consignada, em março passado, e está em pleno andamento, no caso, na Variante à EN14, entre Maia e Trofa.
Recorde-se também que a IP já assinou os contratos de financiamento com a Estrutura de Missão Recuperar Portugal, que englobam um valor de investimento de 394,8 milhões de euros.
O Plano de Recuperação e Resiliência visa reforçar a robustez social, económica e territorial e acelerar a dupla transição digital e climática.
A IP contribui de forma determinante na operacionalização da Componente Infraestruturas em cumprimento do respetivo objetivo: Reforçar a resiliência e a coesão territorial, aumentar a competitividade do tecido produtivo e contribuir para a redução dos custos de contexto.