Ensaios Dinâmicos de Catenária na Linha do Minho – Fase 2

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Realizou-se, no final de outubro, a 2ª fase dos ensaios dinâmicos da catenária LP12 instalada no troço Nine-Valença, da Linha do Minho, no âmbito da certificação de interoperabilidade deste troço.

Estes ensaios dão continuidade aos já realizados em junho de 2021, de forma a alcançar, na totalidade, o objetivo de obter informação real/física do comportamento dinâmico da interação pantógrafo/catenária para a verificação de conformidade da catenária LP12 com a ETI ENE (Especificação Técnica de Interoperabilidade para o subsistema Energia), e assim validar a utilização da catenária para velocidades superiores a 120 km/h. 

Os ensaios foram realizados com recurso à empresa CETEST, entidade única na Península Ibérica com acreditação para este tipo de ensaios, estando incluída a instrumentação dos pantógrafos, execução e registo das medições e elaboração de relatórios de análise de conformidade. 

Recorreu-se ao parceiro CP para a utilização de locomotivas LE2600, as quais foram equipadas com os pantógrafos interoperáveis, para operacionalização das marchas de ensaio.

A realização destes ensaios pela IP contou também com a presença do Organismo Notificado APNCF e do IST - IDMEC. Houve ainda a participação da Schunk, enquanto fornecedor dos pantógrafos interoperáveis, e que acompanhou a verificação aerodinâmica dos pantógrafos.

À semelhança do ano anterior, as marchas de ensaios foram efetuadas a coberto da Autorização Especial de Circulação, da Direção de Segurança da IP, com duas locomotivas LE2600, cada uma com um pantógrafo “normal” e um interoperável (sendo um dos pantógrafos interoperáveis instrumentado para a recolha de dados), e duas carruagens Corail (VIP e AR Corail).

Os ensaios aerodinâmicos decorreram na Linha do Norte entre Esmoriz e Estarreja (Aveiro), nos dias 20 e 21 de outubro, tendo sido efetuados patamares de velocidade de 80, 100, 120 e 140 km/h.

Os ensaios do comportamento dinâmico da catenária da Linha do Minho, com pantógrafo simples e duplo, decorreram nos dias 25 e 27 de outubro, com marchas nos dois sentidos para cada tipologia de configuração e, sempre que possível, com patamares de velocidade de 100, 120 e 140 km/h.

No dia 26 realizou-se a medição da sobrelevação do fio de contacto à passagem do pantógrafo, nos patamares de velocidade referidos.

Cumulativamente, efetuou-se o registo vídeo da atividade do pantógrafo e respetiva georreferenciação e velocidade de circulação.

Os resultados preliminares observados, ainda sujeitos a análise de conformidade, indiciam que a infraestrutura de catenária LP12 da Linha do Minho irá satisfazer os requisitos necessários à homologação no âmbito da ETI ENE, até à sua velocidade máxima de operação no troço Nine -Valença (140km/h).

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