Melhoria das condições de segurança da infraestrutura ferroviária.
Foram consignados os trabalhos de estabilização dos taludes de escavação entre o pk 32,240 e o pk 32,380 em Espinho / Sernada, na Linha do Vouga.
Foram identificadas várias descontinuidades no maciço geológico dos taludes, cuja orientação e inclinação é desfavorável em relação à diretriz da escavação, potenciando a desarticulação do maciço.
A estas características conjugam-se a percolação de água pelas descontinuidades, a presença e crescimento de raízes, ou mesmo desconfinamento basal (blocos em consola) que propiciam a ocorrência de instabilidades geotécnicas como as que têm sido observadas neste troço. Acrescem a estas condicionantes, o facto dos taludes em questão se encontrarem perto da superestrutura ferroviária.
No âmbito desta empreitada serão efetuados os seguintes trabalhos:
- Desmatação de toda a área a intervencionar, bem como o abate e posterior desenraizamento de árvores de qualquer diâmetro e remoção de blocos instáveis;
- Reperfilamento dos taludes, com a remoção das terras que englobam o material que se encontra escorregado ou com indícios de pode vir a escorregar de modo a criar duas banquetas;
- Reformulação da rede de drenagem envolvente.