Esta intervenção teve como objetivo a melhoria das condições de estabilidade geotécnica de dois taludes graníticos onde haviam sido sinalizados riscos de queda de blocos, com possíveis impactos na estabilidade do talude e na segurança da exploração ferroviária.
Foi concluída a empreitada de estabilização de taludes, localizados entre os túneis D. Carlos e Seminário, no troço entre as estações de São Bento e de Campanhã, na Linha do Minho.
A obra, com um investimento associado de 136 mil euros, teve como objetivo a melhoria das condições de estabilidade geotécnica de dois taludes graníticos onde haviam sido sinalizados riscos de queda de blocos, com possíveis impactos na estabilidade do talude e na segurança da exploração ferroviária.
A intervenção, que teve um prazo de execução de 90 dias, consistiu no revestimento dos taludes com um sistema de redes de alta resistência pregadas, e painéis de cabos, de forma a evitar que eventuais desprendimentos possam atingir a plataforma ferroviária.
A intervenção, executada pela Scoplano, Engenharias Lda., foi integralmente desenvolvida em período noturno, tendo sido precedida de informação e sensibilização junto dos confinantes, tendo igualmente sido adotadas algumas medidas mitigadoras com o propósito de reduzir os incómodos relacionados com o desenvolvimento trabalhos, nomeadamente, ao nível do ruído.