De 10 a 18 de setembro de 2022, o festival volta às ruas de Estarreja, para renovar todos os propósitos para o qual o ESTAU foi desenhado - envolver a comunidade local e provocar o diálogo e a reflexão.
Em resultado da colaboração estabelecida entre o Município de Estarreja e a Infraestruturas de Portugal (IP), através da divulgação da 5ª edição do festival na rede de mupis existentes nas estações ferroviárias da rede nacional, vão ser desenvolvidas duas novas intervenções de arte pública, junto à Estação de Estarreja, num muro vulnerável ao graffiti desregulado, que desta forma permitirá uma requalificação e valorização desta infraestrutura.
A edição deste ano, tem como tema principal a sustentabilidade ambiental, com muitas das telas a refletir o património natural e a biodiversidade do território, apelando à reflexão sobre o impacto das alterações climáticas nesta nossa riqueza natural.
Através do mundo imaginário da artista de arte urbana Pitanga, guiada pelos seus sentidos e inspirada em encontrar formas alternativas de expressar a sua arte, através da forma e da cor, será realizada uma intervenção de pintura mural, com envolvimento da comunidade escolar de Estarreja, sob a temática da sustentabilidade ambiental e biodiversidade, ação denominada Muros com Vida.
O artista plástico, Mário Afonso recorre ao azulejo para contar a história da cidade, a partir de imagens do património cultural material e imaterial do Arquivo Municipal, criando um roteiro cultural interativo no centro urbano da cidade, permitindo aos visitantes efetuar uma visita sensorial no território, através de uma aplicação digital que despertará sons da cidade e das suas vivências através das representações efetuadas nos painéis de azulejo, na técnica da cianotipia.
Estarão em destaque outras criações de arte urbana - com residências artísticas e pinturas ao vivo dos portugueses Pantónio, Bordalo II, Mariana Duarte Santos, Ruído, Daniela Guerreiro e, do brasileiro Thiago Mazza. O evento cruza-se com outras ações: workshops, exposições, conversas, cinema, teatro, música, performances, animação de rua e visitas guiadas.
A esta causa e compromisso junta-se uma das empresas do complexo químico de Estarreja, permitindo uma pintura mural de grande dimensão, num tanque industrial. Trata-se de uma intervenção, através da arte pública, onde pretende-se uma aproximação da indústria química à comunidade, com uma mensagem de reforço do seu compromisso de atuação responsável e contributo para os objetivos do desenvolvimento sustentável.
A programação paralela apresenta os workshops “Estarreja Sensorial”, com Marta Pombeiro, e de “Colagem Criativa”, de Margarida Girão. Haverá cinco exposições para apreciar em diferentes espaços públicos que cruzam a ilustração, a fotografia, as tradições, entre outras linguagens artísticas. Destaque para a mostra de fotografia “Fábrica de Histórias” que fará reviver momentos da visita performativa ocorrida em junho de 2022, numa criação artística que contou com a participação da comunidade, e desvendará alguns espaços da futura Fábrica da História – Arroz em construção no Antigo Descasque.
No teatro, destaque para “A Passarola”, espetáculo de teatro comunitário do Trigo Limpo Teatro ACERT, a partir de uma adaptação livre do romance Memorial do Convento, de José Saramago. Ao grupo de artistas da ACERT, irá juntar-se um grupo de participantes da cidade para juntos tornarem real este espetáculo, que tem a Passarola como engenho cénico. Todos os interessados em tornarem-se atores e atrizes numa peça memorável devem fazer a sua inscrição, neste formulário.
Os concertos de Felipe Fontenelle (dia 10) e de Modulatos Project (dia 18), na Praça Francisco Barbosa, chegam pela mão da D’Orfeu, no âmbito do circuito de música ao vivo Outonalidades.
O festival ESTAU acontece na cidade de Estarreja, distrito de Aveiro, de dois em dois anos, mas o seu “museu a céu aberto” reside nas ruas do concelho o ano inteiro e conta já com 50 obras assinadas por alguns dos melhores artistas.
Consulte a brochura com mais informações sobre os artistas que compõem o núcleo desta edição e o programa completo do ESTAU’22.
Consulte as fotografias de edições anteriores e obras da galeria ao ar livre.