Foram reabilitadas as estruturas de suporte dos socalcos pequenos da encosta, bem como o sistema de drenagem existente, desde o nível adjacente à Linha do Norte. O investimento foi de 1,5 milhões de euros.
Foi finalizada a empreitada de reabilitação das estruturas de contenção da encosta das Portas do Sol, em Santarém, na zona sobranceira ao rio Tejo, contígua à Linha do Norte.
Com um investimento de 1,5 milhões de euros, a intervenção reabilitou as estruturas de suporte dos socalcos pequenos da encosta, designadas por paliçadas, que datam da segunda metade da década de 1960, e que existem a diversas cotas, desde o nível adjacente à Linha do Norte até ao Jardim das Portas do Sol, numa extensão de cerca de 600 metros.
No âmbito da empreitada procedeu-se à substituição de todos os elementos pré-fabricados de betão armado e à reconstrução das “estacas” existentes. Os trabalhos incluiram ainda a reposição da drenagem existente, a proteção das banquetas com betão armado com malhasol (rede eletrossoldada), garantindo a sua impermeabilização e o encaminhamento das águas pluviais para a rede de drenagem existente.
A concretização deste investimento garante a mitigação dos riscos de derrocada sobre a via, assegurando um forte reforço das condições de operação e segurança ferroviária na Linha do Norte.
A empreitada foi executada pela Extraco, SA., tendo a fiscalização sido assegurada pela Afaplan SA. O projeto foi desenvolvido por meios internos da Infraestruturas de Portugal.