A reabilitação de via constituiu-se como a última fase do projeto que visou o incremento das condições de operacionalidade e exploração ferroviária. O investimento foi de 920 mil euros.
Foram finalizados os trabalhos de reabilitação de via no Ramal de Tomar, entre os km 8,730 e 9,985, constituindo-se esta como a última fase do projeto que visou o incremento das condições de operacionalidade e exploração ferroviária.
Com um investimento de 920 mil euros - materiais incluídos -, a empreitada foi executada pela Somafel - Engenharia e Obras Ferroviárias, S.A, tendo o projeto sido desenvolvido pela IP Engenharia, e contemplou os seguintes trabalhos:
- Substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão bibloco;
- Substituição de carril e transformação de barra curta em barra longa soldada;
- Desguarnecimento, rebalastragem e ataque mecânico pesado;
- Beneficiação do sistema de drenagem em toda a extensão do troço.
Com os trabalhos realizados nas quatro fases do plano de reabilitação, que representaram um investimento global superior a 4,3 milhões de euros, foram concretizados os seguintes objetivos estratégicos:
- Renovação do ciclo de vida da superestrutura de via;
- Melhoria dos níveis de segurança, qualidade, fiabilidade e disponibilidade da infraestrutura;
- Melhoria dos níveis de conforto e comodidade para os passageiros;
- Redução dos custos de manutenção.