“Importa responder aos desafios da descarbonização e da digitalização”

Eventos
Ferrovia
Geral
  • Seminário Internacional sob o tema ‘Shaping the Future of Mobility
  • Seminário Internacional sob o tema ‘Shaping the Future of Mobility

No âmbito do Ano Europeu do Transporte Ferroviário, realizou-se de 10 a 12 de novembro o Seminário Internacional sob o tema ‘Shaping the Future of Mobility’, no Laboratório Nacional Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa.

O Seminário Shaping the Future of Mobility teve como principal propósito contribuir para o estabelecimento de uma visão para o futuro da mobilidade e dos transportes, tendo em consideração os documentos de política da União Euopeia recentemente publicados pela Comissão, em particular a Estratégia para uma Mobilidade Sustentável e Inteligente (2020).

O evento realizou-se nos dias 10, 11 e 12 de novembro, no Laboratório Nacional Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa, tendo a Infraestruturas de Portugal (IP), uma das entidades organizadores, participado no painel subordinado ao tema “Que futuro para passageiros e transporte de mercadorias em Portugal e Espanha”, com a presença de Mário Fernandes, Diretor de Planeamento Estratégico da empresa e, no 2º dia, no painel “Financiamento de Infraestruturas de Transportes”, com a intervenção de Maria do Carmo Ferreira, Diretora de Finanças e Mercados.

José Serrano Gordo, vice-presidente da IP, foi um dos convidados da sessão de abertura. Durante os três dias do evento, no stand da IP, foram apresentados os empreendimentos estruturantes integrados no Plano de Investimentos Ferrovia 2020 e no Programa Nacional de Investimentos PNI2030.

No final do Seminário, Francisco Cardoso dos Reis, Diretor da Área de Representação Internacional da Infraestruturas de Portugal e Chairman da UIC - International Union of Railways, deu nota da importância deste evento enquanto “momento de debate sobre o papel do caminho de ferro e dos transportes públicos na mobilidade do futuro”. 

Para o responsável é importante “que quando se fala de transporte e de mobilidade se abordem e debatam os caminhos a percorrer, os instrumentos a utilizar e o enquadramento funcional, regulamentar e financeiro a definir de forma articulada e holística, facto que ocorreu de forma muito consistente durante os três dias de trabalhos do Seminário.”

Francisco Cardoso do Reis afirmou ainda que “importa responder aos desafios da descarbonização e da digitalização, que a Comissão definiu como estratégicos e centrais à política da União num futuro próximo, sendo que esta resposta terá necessariamente de ser focada e centrada nas expectativas do consumidor e nas exigências das cidades inteligentes que temos de construir. Neste particular, o Seminário permitiu, também, a troca de ideias e a apresentação de soluções que respondem aqueles desafios”, concluiu.

A Infraestruturas de Portugal, a CP – Comboios de Portugal, o CRP - Centro Rodoferroviário Português e a UIC - International Union of Railways, foram os organizadores do Seminário “Shaping the Future of Mobility” que contou com a presença, nos três dias, de cerca de 170 participantes.