A distinção decorre do trabalho realizado na conservação do património azulejar na Linha do Oeste, desenvolvido nas estações de Mafra, Outeiro, Bombarral, Óbidos, Caldas da Rainha, Valado e Leiria.
Os Prémios SOS Azulejo, edição de 2019-2020, foram atribuídos no dia 9 de novembro de 2021, numa cerimónia realizada no Palácio Fronteira.
A Infraestruturas de Portugal (IP) foi galardoada na Categoria "Intervenção de Conservação e Restauro", decorrente dos trabalhos de conservação e restauro dos painéis azulejares, desenvolvidos nas estações de Mafra, Outeiro, Bombarral, Óbidos, Caldas da Rainha, Valado e Leiria, da Linha do Oeste.
A candidatura ao prémio foi submetida de forma conjunta pela IP e pelas entidades executantes: RC3 – Restauros e Construção, Lda e Cinábrio, Lda.
Em edições anteriores dos Prémios SOS Azulejo a IP foi distinguida nas categorias:
- Intervenção de Conservação e Restauro (2013) - relativo às intervenções desenvolvidas nas estações de Porto-São Bento e do Pinhão (Contributo para a valorização do património azulejar português pela reabilitação dos painéis de azulejo);
- Boas Práticas (2016) - pelo trabalho desenvolvido na preservação do património azulejar, em particular as ações na área da segurança (inventariação – manutenção – proteção).
Notícias relacionadas:
IP Ganha Prémio “Intervenção de Conservação e Restauro”
Entregues os Prémios SOS Azulejo 2017