A futura Variante irá contribuir para a melhoria das ligações rodoviárias na região de Évora, promovendo a competitividade das empresas e a mobilidade das populações da região.
Para assinalar o início das obras para a construção da nova Variante Nascente de Évora, realizou-se hoje, 22 de novembro, a cerimónia para a consignação da empreitada, no Palácio D. Manuel em Évora, que contou com a presença do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, do Presidente do Conselho de Administração da IP, Miguel Cruz, e do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá.
A empreitada que hoje se inicia, tem um investimento associado de 54,9 milhões de euros e insere-se no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na Componente C7 – Infraestruturas, investimentos na construção de Missing Links e Aumento de Capacidade da Rede.
A intervenção visa a construção de uma nova ligação rodoviária alternativa ao atual troço do IP2, com início no Nó de Évora Nascente da A6/IP7, imediatamente após a praça de portagem, e termina na conexão com o atual IP2, em S. Manços.
A futura Variante terá cerca 12,8 quilómetros de extensão com dupla faixa de rodagem. Ao longo do traçado serão construídos restabelecimentos desnivelados, sendo a interligação com a rede existente assegurada através dos seguintes nós:
- Nó de Vale de Figueiras;
- Nó da Fonte Boa do Degebe;
- Rotunda de Ligação à EN18.
O empreendimento prevê ainda a construção de 8 Passagens Superiores, duas das quais sobre linhas de caminho-de-ferro.
Este empreendimento irá contribuir decisivamente para a melhoria das ligações rodoviárias na região de Évora, nomeadamente ao nível da segurança, e promover a competitividade das empresas e a mobilidade das populações da região.
Projetos a realizar no Alentejo representam parte substancial do PRR destinado à rodovia
Na região do Alentejo já foram contratadas seis empreitadas, que perfazem um investimento global de 184 milhões de euros, sendo a região que recebe a maior percentagem de investimento no que respeita aos empreendimentos rodoviários do PRR sob responsabilidade da IP. Destas seis intervenções, cinco já estão em curso e uma em fase final de processo de consignação.
Obras em curso:
- IP2 Variante Nascente de Évora;
- IP8 (EN259) Sta. M. Sado /Ferreira do Alentejo, incluindo Variante de Figueira de Cavaleiros;
- IP8 Relvas Verdes – Roncão;
- Melhoria de Acessibilidades à Zona Industrial de Campo Maior;
- Variante de Aljustrel – Melhoria das Acessibilidades à Zona de Extração Mineira e à Área de Localização Empresarial.
A consignar:
- IP8 (EN121). Ferreira do Alentejo /Beja, incluindo Variante a Beringel.
Ponto de situação PRR
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa reforçar a robustez social, económica e territorial e acelerar a dupla transição digital e climática.
A IP está a executar de forma empenhada os projetos no âmbito do PRR cuja responsabilidade lhe está confiada. Atualmente registamos já 25 obras lançadas, das quais cinco empreitadas estão concluídas, quatro estão em fase de contratação e 16 já em execução no terreno.
No que diz respeito à ferrovia, a empreitada referente à Digitalização do Transporte Ferroviário já foi adjudicada, fazendo parte do investimento inserido na Componente C15 do PRR.