IP assegura o cumprimento de mais um marco dos objetivos do investimento PRR

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Já foram assinados 23 contratos de empreitada no âmbito do PRR.

A Infraestruturas de Portugal deu cumprimento a mais um marco no âmbito dos empreendimentos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com a assinatura do contrato de empreitada para a requalificação da EN103 Vinhais - Bragança, objetivo que teria de ser assegurado até final do corrente mês de setembro.

 Com este resultado, reflexo do forte compromisso da empresa em assegurar a implementação do Plano, importa salientar que todos os 14 marcos nos quais a IP está envolvida, foram cumpridos com sucesso, correspondendo a 74% do total de objetivos rodoviários a cumprir até final do Plano. Se considerarmos a globalidade de marcos e metas da IP (componentes rodo e ferroviária, a qual, identifica mais dois objetivos), a taxa de realização corresponde a 67%.

Os investimentos atribuídos à IP no âmbito do PRR assentam nas dimensões Resiliência e Transição Climática

  • Componente 7 – Infraestruturas da Dimensão Resiliência
    • RE-C07-i02 - Missing links e Aumento de Capacidade na Rede: (14 subinvestimentos)
    • RE-C07-i03 - Ligações Transfronteiriças: (1 subinvestimento) 
    • RE-C07-i04 - Áreas de Acolhimento Empresarial: (12 subinvestimentos) 
  • Componente 15 – Mobilidade Sustentável da Dimensão Transição Climática
    • TC-C15-i06 - Digitalização do Transporte Ferroviário (1 subinvestimento)

Em termos do progresso atual dos projetos rodoviários da IP, já entraram ao serviço cinco empreitadas, 11 estão em execução e outras nove em fase de contratação.

O valor das 25 empreitadas já lançadas corresponde a 385M€. Neste contexto, importa salientar que a IP é um dos beneficiários do PRR mais evoluído em termos de valor recebido, 144M€, ou seja, 28%. A este montante já recebido, acrescem 8,9M€ apresentados e em verificação.

O investimento ferroviário será materializado através de uma única empreitada, em regime de conceção-construção, que prevê  a substituição do atual sistema de sinalização (tipo ESTW L90P) nas estações de concentração de Campolide (Linha de Cintura), Oriente, Alverca e Azambuja (Linha do Norte), tendo como objetivo compatibilizar as ligações físicas e funcionais da Linha do Norte, da Rede Ferroviária Nacional (RFN), com a futura Linha de Alta Velocidade (LAV), permitindo uma utilização combinada, relevante para o objetivo de coesão territorial da LAV. 

O procedimento inclui o investimento destinada ao sistema de sinalização, financiado, num total de 49M€ no âmbito da “Digitalização do Transporte Ferroviário”, na Componente “Mobilidade Sustentável” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e inclui também a manutenção.


Estradas a construir e/ou melhorar


O grupo de investimentos Missing Links e Aumento de Capacidade, tem como objetivo melhorar a coesão territorial e a competitividade corrigindo as “ligações em falta” na rede rodoviária. A execução destes investimentos, com a construção destas ligações, permitirá aumentar a capacidade e desempenho da rede rodoviária, com ganhos evidentes para a competitividade das empresas.

O contrato de financiamento atribuído à IP, preconiza a construção e/ou melhoria das seguintes estradas:

  • EN14: interface rodoferroviário da Trofa / Santana, incluindo nova ponte sobre o rio Ave – contrato assinado;
  • EN14: Maia (Via Diagonal) / interface rodoferroviário da Trofa – contrato assinado;
  • EN344: km 67 a km 75 – Pampilhosa da Serra – contrato assinado;
  • EN125: Variante nascente de Olhão – contrato assinado;
  • IC2 (EN1): Meirinhas (km 136) / Pombal (km 148) – contrato assinado;
  • IC35: Penafiel (EN15) / Rans – contrato assinado;
  • EN4: Variante da Atalaia – contrato assinado;
  • IP8 (EN259): Santa Margarida do Sado / Ferreira do Alentejo, incluindo a variante de Figueira de Cavaleiros – contrato assinado;
  • IP8 (A26): aumento de capacidade na ligação entre Sines e a A2 – contrato assinado;
  • IC35: Rans / Entre-os-Rios;
  • Ligação de Baião a Ponte de Ermida;
  • IP2: Variante nascente de Évora;
  • IP8 (EN121): Ferreira do Alentejo / Beja, incluindo variante a Beringel;
  • Variante à EN211 – Quintã / Mesquinhata.

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