IP é signatária da Plataforma Portuguesa para a Integridade

Corporativo
Responsabilidade Social
  • IP é signatária da Plataforma Portuguesa para a Integridade

A IP renovou, no passado dia 18 de abril, o compromisso com a PPI - Plataforma Portuguesa para a Integridade.

No dia 18 de abril a UN Global Compact Network Portugal, em conjunto com a Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), promoveu o Fórum para a Integridade, onde se realizou a cerimónia protocolar de renovação das organizações signatárias e a adesão de novas entidades à PPI - Plataforma Portuguesa para a Integridade, no âmbito da iniciativa da ESG Week 2023, que debate os grandes temas da Sustentabilidade, enquadrados nos domínios ESG - Environmental, Social, Governance.

A IP esteve representada por Alexandra Barbosa, Vogal do Conselho de Administração, que renovou o compromisso do Grupo IP no desenvolvimento de medidas anticorrupção e na implementação de políticas que estimulem o estabelecimento de sistemas de boa governação.

O combate à corrupção é também uma das grandes prioridades da Agenda 2030 das Nações Unidas e está expressamente identificado no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes, no Princípio 10, de acordo com o qual “as organizações devem combater a corrupção em todas as suas formas, incluindo extorsão e suborno”. Combater a corrupção é, assim, uma responsabilidade de todos nós e uma condição essencial para criarmos um mundo mais sustentável.

O Fórum para a Integridade teve como objetivo marcar o relançamento da PPI, constituída em 2019, à luz da nova Estratégia Nacional Anticorrupção. A PPI surge na sequência da Campanha Anticorrupção da UN Global Compact Network Portugal e da APEE, que decorreu em Portugal entre setembro e dezembro de 2019, visando o desenvolvimento estratégico de projetos e iniciativas com impacte efetivo na sociedade. 

A PPI é constituída pelos signatários da Campanha Anticorrupção, da qual fazem parte a IP, com o objetivo de aprofundar as questões da Integridade, da Transparência, da Ética e da Governação. Neste âmbito, a IP participou na primeira reunião da PPI em fevereiro de 2020 e faz parte dos Grupos de Trabalho para o Eixo II - Projeto Global | Construir uma Cultura de Integridade.

A PPI toma em consideração os referenciais abaixo na promoção da integridade e na definição da estratégia:

  • Agenda 2030 das Nações Unidas, no seu Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17, Paz, Justiça e Instituições Eficazes
  • Call to Action Anticorrupção, UN Global Compact
  • Recomendação da OCDE Sobre Integridade Pública, adotada a 2 de maio de 2018 pelo Conselho de Prevenção da Corrupção
  • Diretiva da União Europeia sobre “whistleblowing
  • ISO 37001 - Sistemas de Gestão Anticorrupção, entretanto transposta para o Sistema Português de Normalização 

O Fórum foi presidido por Mário Parra da Silva, Presidente da UN Global Compact Network Portugal, e por Anabela Vaz Ribeiro, Diretora Executiva da UN Global Compact Network Portugal. Participaram ainda, Joana Marques Vidal como Key Note Speaker e António Pires da Graça, Presidente do Mecanismo Nacional Anticorrupção.