A Infraestuturas de Portugal fez parte da sessão de lançamento do AI.Ethics – Transparência Algorítmica, uma iniciativa que visa a participação ética das empresas baseada na utilização de ferramentas de inteligência artificial em produtos e serviços disponibilizados no mercado. Esta sessão aconteceu no passado dia 3 de março na Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente.
A Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) e a UNA Portugal – Associação Unidade das Nações, promoveram a sessão de lançamento do AI.Ethics – Transparência Algorítmica, no dia 3 de março, na Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente.
A sessão de abertura ficou a cargo de Alexandra Ferreira de Carvalho, Secretária-Geral da Secretaria Geral do Ambiente, que destacou o valor para a sociedade civil deste projeto, Mário Parra da Silva, Presidente da APEE e Secretário-Geral da UNA Portugal e André Moz Caldas, Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, que sublinharam a importância da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para Portugal.
Em representação da IP esteve presente Miguel Cruz, Presidente do Conselho de Administração, com o tema "A Ética nas Atividades de Criação de Valor", que realçou a dimensão cada vez maior de dados produzidos por todos/as e a utilização de algoritmos na gestão desses mesmos dados por parte das Organizações.
![Presidente do Conselho de Administração da IP, Miguel Cruz, apresenta o tema 'A Ética nas Atividades de Criação de Valo'](/sites/default/files/20230309_AIethics_4_1150x550.jpg)
O AI.Ethics – Transparência Algorítmica visa a participação Ética e uma vigilância, com o objetivo de promover a transparência dos algoritmos, permitindo a criação e manutenção de relações de confiança com as partes interessadas, nomeadamente na utilização de ferramentas de inteligência artificial em produtos e serviços disponibilizados no mercado.
A iniciativa contou, ainda, com a participação de vários oradores/as especialistas que abordaram temas como: "A Ética como Geradora e Suporte da Confiança", "Os Desafios da Inteligência Artificial nas Organizações e o Papel da Inovação", "ESG: a Dimensão Ética" e a "Importância da Inteligência Artificial para Instituições e os problemas que podem advir para a Administração Pública".
Na sessão de encerramento, Mário Parra da Silva, Presidente da APEE e Secretário-Geral da UNA Portugal, e Ana Saraiva, Project Manager da APEE apresentaram as principais conclusões da Recomendação da UNESCO sobre a Ética da Inteligência Artificial, documento publicado em 2022, que considera a Ética como base para a avaliação e a orientação normativa das tecnologias de Inteligência Artificial, tendo sido também mencionadas outras referências internacionais sobre a Ética na Inteligência Artificial.