IP no Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

Responsabilidade Social
Ferrovia
  • Programa Engenheiras Por Um Dia

A IP associa-se novamente a esta data, através de um Projeto de Cooperação entre a Associação Coração Delta e o Programa Engenheiras Por Um Dia.

O Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, celebrado a 11 de fevereiro, foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015, como forma de incentivar e promover o acesso de todas as raparigas e mulheres à formação e educação na área das ciências. 

Este ano, o objetivo é promover o papel das Mulheres e Raparigas e da Ciência em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fortalecendo os laços entre a ciência, a política e a sociedade para estratégias voltadas para o futuro.

A IP associa-se novamente a esta data, através de um Projeto de Cooperação entre a Associação Coração Delta e o Programa Engenheiras Por Um Dia, do qual a IP é parceira, no âmbito da Política de Responsabilidade Social da Empresa, promovendo a área da engenharia e da tecnologia junto das raparigas. 

Este Projeto irá integrar um conjunto de ações, bem como doação de materiais ligados à ferrovia que já não são utilizados na IP, mas que irão proporcionar a criação de um espaço tecnológico em Campo Maior, dedicado à história da ferrovia e do comboio na região.


O que é o Programa Engenheiras Por Um Dia?


O Programa Engenheiras Por Um Dia promove, junto das estudantes de ensino não superior, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias, desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos.

Numa iniciativa do Governo, este Programa é coordenado pela, Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e pelo INCoDe.2030, em articulação com a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros e envolve uma rede de 86 entidades parceiras (11 das quais municípios), das quais a IP faz parte, 52 escolas básicas e secundárias e 19 instituições de ensino superior.

De forma a robustecer o Programa e a sua rede de parceiras, foi criada, dezembro de 2021, a Aliança para a Igualdade nas TIC, com foco na formação, capacitação, contratação e retenção de mais raparigas e mais mulheres para a área das tecnologias e engenharias.

Desde a sua criação, em 2017, já chegou a mais de 12.500 jovens dos ensinos básico e secundário, através de diversas atividades, entre práticas laboratoriais, sessões de role model e mentoria.