O Portugal Railway Summit 2023, promovido pela Plataforma Ferroviária Portuguesa, conta com a participação da IP e realiza-se nos dias 3 e 4 de maio, no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento.
Num contexto de grandes planos para o desenvolvimento e futuro do setor ferroviário português, nomeadamente através do Plano Ferroviário Nacional, nesta Cimeira são abordados os planos de investimento na Alta Velocidade, assim como os seus instrumentos financeiros.
O programa está dividido em 6 painéis temáticos: Investimentos Nacionais - Oportunidades e Desafios, Desafios para Inovação e Qualificação - Projetos de Inovação, Programas de Qualificação, Intermodalidade e Turismo Ferroviário, Alta Velocidade e Negócio Ferroviário. Inclui também uma visita Técnica ao Parque Oficinal da CP.
A abertura da Sessão coube a João Figueiredo, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa e Gestor da Unidade de Inovação da IP. O Presidente do Conselho de Administração Executivo da IP, Miguel Cruz, foi orador no Painel 1, ‘Investimentos Nacionais - Oportunidades e Desafios’. Nuno Neves, Vogal do Conselho de Administração da IP Património interveio no Painel 5, ‘Intermodalidade e Turismo Ferroviário’, e Mário Fernandes, Diretor de Planeamento Estratégico da IP, fez parte do Painel 6 sobre Alta Velocidade.
Miguel Cruz, Presidente da Infraestruturas de Portugal, assinalou os objetivos nacionais, alinhados com os objetivos europeus para a década, com especial destaque para o Plano de Investimentos Ferrovia 2020: “…com intervenções de modernização em mais de mil quilómetros, mais de 2 mil milhões de euros…para a melhoria das ligações internacionais, um dos principais objetivos deste Programa.”