O seminário, promovido pelas revistas Eurotransporte e e-MOBILIDADE+, aconteceu no dia 19 de outubro na Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa.
O presidente do Conselho de Administração da IP, Miguel Cruz, participou no Seminário “Mobilidade Mais” promovido pelas revistas Eurotransporte e e-MOBILIDADE+.
No evento, Miguel Cruz integrou a mesa-redonda subordinada ao tema ‘Mais Mobilidade na Alta Velocidade Ferroviária’, moderada por Alexandre Portugal, da COBA, e em que participaram também Alberto Castanho Ribeiro, da B-RAIL, Paulo Duarte, da Plataforma Ferroviária Portuguesa, Pedro Moreira, da CP - Comboios de Portugal, David Torres, da ALSTOM e Acúrcio dos Santos, da ADFERSIT.
O Seminário contou com uma grande participação representantes de várias entidades públicas e privadas ligadas ao setor dos transportes e da mobilidade, que tiveram a oportunidade de debater, trocar experiências e conhecimento sobre as diferentes temáticas da Mobilidade em Portugal.
Tratou-se de uma excelente oportunidade para a IP dar a conhecer e esclarecer com maior detalhe junto dos seus stakeholders, o trabalho que tem realizado e os projetos que está a desenvolver, com especial enfoque para a Nova Linha de Alta Velocidade, que se constitui de extrema importância para o futuro da mobilidade no nosso país. A este propósito, para Miguel Cruz “mais do que apenas integrada numa política global nacional de mobilidade, a linha de AV Porto Lisboa constitui um elemento central transformacional para uma política e cultura de mobilidade em Portugal”. Veja o vídeo do evento:
Nova linha da Alta Velocidade Porto – Lisboa
O projeto da nova Linha da Alta Velocidade Porto-Lisboa, integrado no Programa Nacional de Investimento 2030 (PNI 2030) e alinhado com as orientações da Comissão Europeia sobre a política global de transportes, permitirá implementar um transporte ferroviário coletivo de alta velocidade, para passageiros, com um serviço de elevada qualidade, caraterizado por reduções de tempo de percurso significativas, alargadas a uma vasta extensão do território português, e por um salto disruptivo em termos de frequência de serviços de transporte ferroviário no eixo Porto-Lisboa.
O projeto LAV Porto-Lisboa será construído de forma faseada (3 fases) permitindo antecipar os benefícios e ajustar as necessidades de investimento às fontes de financiamento e recursos disponíveis (mão de obra e equipamentos) através do lançamento faseado de vários concursos.