IP presente na Conferência "A Importância do Comboio em Tempos de Crise Climática"

Eventos
Ferrovia
Inovação
Património
  • Entrelinhas - Festa do Ferroviário
  • Pedro Almeida em representação da Infraestruturas de Portugal - - Créditos à C.M. de Valongo
  • 2º painel | “A História da Ferrovia" - Créditos à C.M. de Valongo
  • Apresentação da Plataforma Ferroviária - Créditos à C.M. de Valongo
  • 1º Painel “ Ferrovia – Presente e Futuro”

A Infraestruturas de Portugal esteve presente na Conferência "A Importância do Comboio em Tempos de Crise Climática", realizada no primeiro dia do "EntreLinhas - Festa do Ferroviário".

Entre os dias 26 e 28 de agosto, no Fórum Cultural e Parque Urbano de Ermesinde e no Largo da Estação, realizou-se o "EntreLinhas - Festa do Ferroviário", um evento organizado pela Câmara Municipal de Valongo.

No primeiro dia do evento, ocorreu a conferência "A Importância do Comboio em Tempos de Crise Climática", onde a Infraestruturas de Portugal este representada por Pedro Almeida (DRF) que participou no 2º painel "A História da Ferrovia".

Na sua apresentação "Património Azulejar nas Estações, muito mais que um testemunho", Pedro Almeida deu a conhecer o património azulejar existente e outras peças cerâmicas, os principais problemas para este património, as ações de conservação e restauro realizadas nos últimos 12 anos, o projeto “KIT SOS -Azulejo”, e ainda o reconhecimento externo, como prémios e protocolos de cooperação. 

Moderado por Eunice Duarte – Professora Universitária e Investigadora, o painel contou ainda com a presença da FMNF – Fundação Museu Nacional Ferroviário, o Museo del Ferrocarril de Asturias, e a Fundación de los Ferrocarriles Españoles e Museo del Ferrocarril de Móra la Nova.

João Figueiredo (EIN) esteve presente em representação da Plataforma Ferroviária Portuguesa, onde apresentou “ A Capacidade do Tecido Industrial Nacional na Construção do Comboio Português” no 1º Painel “ Ferrovia – Presente e Futuro”.

No 1º painel decorreu ainda uma Mesa Redonda intitulada “Revitalização do Setor Ferroviário Português através do Fabrico de Material Circulante em Portugal”, com destaque para a recente aprovação da candidatura ao Pacto de Inovação do PRR, que tem como objeto a construção de um comboio protótipo de três carruagens com as seguintes tipologias:

  • Carruagem Piloto + salão de 1ª Classe;
  • Carruagem Bar + Salão de 2ª classe (dotada de acesso para Pessoas com Mobilidade Reduzida);
  • Carruagem salão de 2ª Classe.

Todas as fotografias foram gentilmente cedidas pela Câmara Municipal de Valongo.