IP testa suspensões de catenária para Alta Velocidade

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  • Catenária LP300
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Os equipamentos de ensaio, LP300, foram montados na Linha do Norte, na zona de Oliveira do Bairro, e pretendem aferir o comportamento mecânico deste tipo de suspensão à passagem de pantógrafos.

A Infraestruturas de Portugal (IP) está a realizar testes de equipamentos para a Alta Velocidade, na Linha do Norte, tendo procedido à montagem de três suspensões de catenária LP300.

A colocação destes equipamentos pretende aferir o comportamento mecânico deste tipo de suspensão à passagem de pantógrafos, que foram colocados na via ascendente, ao quilómetro 254, na zona de Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro. 

O local escolhido está inserido num troço de 39 quilómetros em que a velocidade máxima é de 220km/h, praticada, em regime de exploração normal, por todos os comboios alfa pendular passam naquele local.

O dimensionamento das suspensões, para catenária LP300, foi realizado pela IP, e foi definido com o intuito de minimizar os impactos à infraestrutura de catenária existente. O sistema onde se insere a LP300 será aplicado em eletrificações a 25 kV e velocidades de serviço de 300 km/h.

Este é um projeto transversal que envolve diversas unidades orgânicas e técnicos de diferentes especialidades dentro da empresa, que permitirá obter um conhecimento mais profundo da montagem e funcionamento da catenária que integrará a infraestrutura ferroviária da Alta Velocidade em Portugal.


Catenária LP300


A consola da LP300 mantém a forma triangular e é constituída por tubos de aço galvanizado. O braço de chamada utilizado neste sistema de catenária é do tipo curvo em alumínio, com um comprimento de 1.300 mm, um peso de aproximadamente 1,4 kg, e foi desenvolvido para a LP300.

Este sistema contemplará ainda um fio de contato em cobre, com uma espessura 150mm2 e tracionado a 20 kN, e um cabo de suporte em bronze com uma espessura de 65mm2 e tracionado a 14 kN.

Será o primeiro sistema em Portugal com a duplicação do aparelho de compensação, estando apto para a passagem dos pantógrafos interoperáveis com perfis 1.600 mm e 1.950mm e também para a passagem do pantógrafo Português com perfil de 1.450 mm.