Linha de Leixões e Concordância de São Gemil - Empreitada de Estabilização de Taludes

Conservação e Manutenção
Ferrovia
Internacional
Segurança
  • Linha de Leixões e Concordância de São Gemil - Empreitada de Estabilização de Taludes

Potenciar o transporte de mercadorias por via-férrea, trazendo impactos positivos e diretos ao nível da segurança da infraestrutura ferroviária.

Foi consignada a empreitada de estabilização de taludes na Linha de Leixões, entre o km 4,360 e 20,430, e na Concordância de São Gemil, entre o km 3,000 e 3,680, nos concelhos de Gondomar, Maia e Matosinhos. 

A obra, com um investimento associado de 4 milhões de euros tem como objetivo a estabilização geotécnica e estrutural de 11 taludes de escavação, e respetivas estruturas de contenção, onde se verificam sinais de instabilidade, que poderiam vir a comprometer a segurança ferroviária, por via de deslizamentos e queda de blocos, com prejuízo para a exploração ferroviária em duas ligações estratégicas para o tráfego de mercadorias e ligação ao Porto de Leixões.

A obra, que assume especial relevância no contexto da aposta da IP em melhorar a capacidade e operação das ligações ferroviárias ao Porto de Leixões, potenciando o transporte de mercadorias por via-férrea, trará impactos positivos e diretos ao nível da segurança, qualidade, fiabilidade e disponibilidade da infraestrutura ferroviária.

A empreitada, da responsabilidade da IP, com um prazo de execução de 540 dias e , foi adjudicada ao consórcio EXTRACO, Construccións e Proxetos SA / MISTURAS Obras e Proxetos SA. O Projeto foi desenvolvido pelo GEG Engineering cabendo a Fiscalização da obra à Afaplan.

Os trabalhos, de elevada complexidade desenvolver-se-ão maioritariamente em período noturno, sem comprometer a circulação de comboios, tendo para tal sido desenvolvido um criterioso planeamento. Não obstante as medidas mitigadoras adotadas a intervenção poderá, pontualmente, causar alguns incómodos junto dos confinantes.

Atendendo aos riscos inerentes a este elemento geotécnico que acompanha largas extensões da via-férrea, e suportada num acompanhamento e monitorizações permanentes, a IP tem desenvolvido diversas intervenções de estabilização de taludes, com especial enfoque nas linhas onde este risco é mais acentuado, nomeadamente nas linhas do Douro, Beira Alta ou Beira Baixa, procurando assim corrigir sinais de instabilidade e minorar os riscos naturais que lhes estão intrinsecamente associados, beneficiando as condições de segurança e consequentemente a disponibilidade e fiabilidade da infraestrutura ferroviária.


SOBRE A LINHA DE LEIXÕES E A CONCORDÂNCIA DE SÃO GEMIL


A Linha de Leixões, inaugurada em 1938, liga a Linha do Minho, na Estação de Contumil, ao Porto de Leixões.

A Concordância de São Gemil tem início na Estação de Ermesinde, onde entroncam as Linhas do Minho e Douro e términus na Estação de São Gemil (Linha de Leixões), possibilitando a ligação direta entre o Porto de Leixões e as linhas do Minho e Douro.