Linha da Beira Alta, Troço Mangualde - Celorico da Beira
Corredor Internacional Norte
Ferrovia 2020
Localização
Concelhos abrangidos: Mangualde, Fornos de Algodres e Celorico da Beira.
Extensão
O troço da Linha da Beira Alta, entre Mangualde e Celorico da Beira, apresenta uma extensão de 34 km (Pk 129,790 ao Pk 163,400).
Âmbito da Intervenção

A empreitada de modernização do troço da Linha da Beira Alta, entre Mangualde e Celorico da Beira, compreendeu a execução dos seguintes trabalhos:

  • Via férrea;
  • Terraplenagem;
  • Drenagem;
  • Obras de arte especiais – pontes e viadutos;
  • Obras de arte correntes – passagens superiores e passagens inferiores;
  • Restabelecimentos e caminhos paralelos;
  • Estruturas de contenção;
  • Estações e apeadeiros;
  • Instalações fixas de tração elétrica;
  • Infraestruturas de base para sinalização e telecomunicações;
  • RCT+TP;
  • Serviços afetados;
  • Medidas de minimização.

Esta intervenção permitiu a substituição integral da superestrutura de via, com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão e carril 60 E1, bem como, a alteração do layout das estações de Gouveia e Fornos de Algodres, assegurando o cruzamento de comboios de 750 m de comprimento e a otimização das condições de exploração.

Foram remodeladas estações, apeadeiros, incluindo o alteamento, alargamento e o prolongamento de plataformas, edifícios e acessibilidades. Foi suprimida a passagem de nível de Gouveia, localizada ao km 144,042 e efetuada a respetiva construção do desnivelamento.

Foram também construídas infraestruturas de suporte à componente de sinalização e telecomunicações, assim como efetuada a adaptação das instalações fixas de tração elétrica e implementação de RCT+TP.

 

Vídeo sobre o investimento em curso na Linha da Beira Alta:

Benefícios

A conclusão da modernização da Linha da Beira Alta tem como benefícios:

  • Reforço da segurança;
  • Aumento da fiabilidade da exploração ferroviária;
  • Aumento da capacidade / oferta de novos serviços;
  • Redução da sinistralidade e de congestionamento;
  • Redução do tempo de viagem;
  • Redução de emissões GEE;
  • Melhoria da mobilidade;
  • Aumento da eficiência e competitividade do transporte de mercadorias;
  • Reforço das ligações com a Europa;
  • Redução de custos OPEX;
  • Promoção do aumento da quota ferroviária;
  • Possibilidade de circulação de comboios de mercadorias até 750m.
Financiamento Comunitário

A Ação 2015-PT-TM-0395-M - Linha da Beira Alta (Pampilhosa-Vilar Formoso: Projeto e Obra, foi aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento de 85%.

 

 UE