Foi consignada, no passado dia 15 de junho, a empreitada de Modernização do subtroço Cerdeira – Vilar Formoso, desenvolvida no âmbito do projeto de Modernização da Linha da Beira Alta, integrada no Corredor Internacional Norte, do Programa Ferrovia 2020, e que complementa a intervenção já concluída de renovação de via do subtroço entre Guarda e Cerdeira.
A empreitada tem um investimento de cerca de 43 milhões de euros e um prazo de execução de 729 dias, envolvendo a realização dos seguintes trabalhos:
Subtroço Cerdeira – Vilar Formoso | 29 quilómetros
- Renovação Integral de Via entre Cerdeira e Vilar Formoso;
- Construção de plataformas de passageiros com 200 metros de extensão em Estações/Apeadeiros para serviços Internacional/Intercidades e com 100m de extensão para serviço regional e alteamento das plataformas à cota de 0,760m;
- Remodelação dos layouts das Estações de Cerdeira, Noémi e Vilar Formoso com o respetivo aumento dos comprimentos úteis das linhas principais para receção de comboios de mercadorias de 750m e otimização das condições de exploração;
- Construção de Infraestruturas de apoio à Sinalização e Telecomunicações;
- Execução de novas redes de Drenagens;
- Implementação do sistema de Retorno de Corrente de Tração + Terras de Proteção (RCT+TP);
- Criação de variantes ao traçado atual que permitam a redução de pendentes, melhoria dos parâmetros geométricos de via e o aumento de velocidade de circulação;
- Construção de Obras de Arte;
- Trabalho de estabilização de Taludes.
![Vilar Formoso](/sites/default/files/inline-images/20200415_DIMS2020-VilarFormoso-l730x400.jpg)
Modernização da Linha da Beira Alta – Troço Guarda – Vilar Formoso
A Linha da Beira Alta integra o caminho mais curto entre a costa Atlântica, passando por França, até à Europa do Norte. O investimento na sua renovação e reforço de capacidade, definido no âmbito do Programa Ferrovia 2020, pretende dotar esta Linha de características que promovam a interoperabilidade, aumentando a eficiência e a competitividade do transporte ferroviário de mercadorias.
A Modernização do troço, com 43 quilómetros, entre Guarda – Vilar Formoso da Linha da Beira Alta, será realizada em duas fases distintas. A primeira fase corresponde à intervenção, já concluída, de renovação integral do subtroço Guarda – Cerdeira, com 14 quilómetros e a segunda fase relativa à empreitada agora consignada.
O conjunto destas duas empreitadas representa um investimento estimado em cerca de 52 Milhões de euros, dos 75 Milhões previstos para o troço (Guarda-Vilar Formoso), onde se inclui materiais, fiscalização, sinalização e testes e certificações.
Tratam-se de investimentos de elevada importância no que concerne à requalificação do caminho-de-ferro em Portugal e cuja concretização potenciará a dinamização do transporte ferroviário nas ligações inter-regionais e na ligação a Espanha.
![Imagem](/sites/default/files/inline-images/lba_gua_crd_pk_211350_20200930_7.jpg)
Financiamento
A empreitada de “Modernização do Subtroço Cerdeira – Vilar Formoso - Trabalhos de Via, Catenária, Obras de Contenção, Caminho de Cabos e RCT+TP” integra a Ação 2015-PT-TM-0395-M - Ligação Ferroviária Aveiro-Vilar Formoso no Corredor Atlântico: Linha da Beira Alta (Pampilhosa-Vilar Formoso), aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento de 85%.