No futuro poderemos pagar portagens através do telemóvel

Corporativo
  • No futuro poderemos pagar portagens através do telemóvel

Procurando dar resposta aos desafios atuais que se colocam ao nível da gestão da mobilidade e encontrar soluções inovadoras que possam realmente vir a promover no futuro uma mobilidade dinâmica e sustentável, no que concerne à facilitação do pagamento de portagens, a Infraestruturas de Portugal (IP) está a acompanhar o desenvolvimento de alguns projetos que se baseiam na utilização de serviços de geoposicionamento disponíveis em smartphones, facilitando a comunicação entre os utilizadores das autoestradas e as entidades operadoras dos sistemas de cobrança nelas instalados.

Neste sentido, a Via Livre e a Ascendi, operadoras dos sistemas de cobrança de portagens cujas receitas são da titularidade da IP, estão a desenvolver Aplicações (App) que permitirão registar automaticamente as viagens e pagar os custos associados.

 


Via Livre - App Satelise®


O projeto da Via Livre, operadora dos sistemas de cobrança instalados na Concessão do Norte Litoral (A28) e na Concessão do Algarve (A22), iniciou em julho de 2019, tendo passado por uma fase de testes com um grupo utilizadores restritos. Já em junho de 2020, a empresa implementou um piloto, ainda em curso, com utilizadores reais da A28 e da A22.

Através da instalação da App Satelise® em qualquer smartphone com sistemas operativos Android ou iOS, os utilizadores criam uma conta à qual é associada a matrícula do seu veículo e uma forma de pagamento, estando disponíveis: cartão de crédito (VISA/Mastercard), referência Multibanco ou MB Way. É possível adicionar um número ilimitado de veículos e associar vários condutores à mesma conta.

A App funciona em segundo plano para não o distrair na sua condução. Ao ativar a App antes de iniciar a viagem, as passagens nos pórticos de portagem serão registadas em tempo real e o pagamento efetuado pelo meio selecionado no registo, de forma prática e segura. Com esta solução poderão ser evitadas deslocações para pagamento das portagens após a viagem.

O download da Satelise® já é possível na App Store e Google Play.

 


Ascendi Go


A Ascendi, operadora dos sistemas de cobrança instalados na Concessão do Grande Porto (A41/A42/A4) e na Concessão da Beira Litoral e Alta (A25), iniciou o seu projeto de APP em 2020, com o objetivo de estudar a viabilidade de uma solução de cobrança com recurso à georreferenciação baseada na criação da Ascendi Go e de um sistema de suporte de integração da informação de pórticos virtuais.
Após a conclusão das etapas de desenvolvimento tecnológico, o projeto passou por uma fase de testes internos com colaboradores da empresa, tendo iniciado em maio o “Piloto Externo” com o lançamento de uma campanha para angariação de utilizadores de forma selecionada – beta testers, utilizadores frequentes das autoestradas e clientes registados no portal da Ascendi.

Com a Ascendi Go, sempre que iniciada no momento da viagem e mantida ligada, é assegurado o registo das passagens nos pórticos virtuais através de GPS.
O cliente pode escolher, nas "definições", se pretende indicar, no prazo de 24h, se não fez alguma das viagens ou se pretende submeter as viagens sem esta validação. A App funciona em segundo plano para não o distrair na sua condução.
O download da Ascendi Go já é possível na App Store e brevemente estará disponível na versão Android. Pode testar a nova App no seu telemóvel através do endereço: http://go.ascendi.pt.

 


Normas Legais


A utilização destas aplicações cinge-se ao âmbito dos projetos piloto, necessitando a sua dinamização no futuro, em termos comerciais, de uma revisão do quadro legislativo nacional que atualmente norteia os sistemas de portagem - iniciativa incluída no quadro do processo, em curso, de transposição da Diretiva (UE) 2019/520 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 19 de março de 2019, relativa à Interoperabilidade dos Sistemas Eletrónicos de Portagem Rodoviária na União Europeia.