A Infraestruturas de Portugal (IP) está a realizar, até dia 2 de julho, ensaios dinâmicos de catenária LP12, instalada no troço Nine-Valença - nas recentes empreitadas de eletrificação no troço Nine-Viana do Castelo e Viana do Castelo-Valença, ambas no âmbito do Programa Ferrovia 2020.
Pretende-se verificar a conformidade da catenária LP12 com a Especificação Técnica de Interoperabilidade (ETI) Energia (ENE), para que esta passe a ser um componente de interoperabilidade. Visam ainda proceder à validação da utilização da catenária para velocidades superiores a 120 km/h, tal como previsto na ETI/ENE.
Estas marchas recorrem, pela primeira vez a nível nacional, à utilização de dois pantógrafos interoperáveis conforme a ETI/ENE, para a captação de energia elétrica em 25 kV-50Hz na Rede, tendo sido adquiridos pela IP especificamente para este efeito.
Os ensaios na Linha do Minho serão realizados com recurso a uma empresa externa para a instrumentação e verificação dos ensaios - laboratório acreditado – e contam com a colaboração da CP - Comboios de Portugal como parceiro para a utilização de locomotivas equipadas com os pantógrafos interoperáveis e operacionalização das marchas.
Estas marchas serão efetuadas com duas locomotivas LE2600, cada uma com um pantógrafo “normal” e um interoperável - sendo este instrumentado para a recolha de dados -, uma carruagem CORAIL da CP e o furgão vigia da IP, que estreia nova pintura institucional.
![Catenaria 3](/sites/default/files/inline-images/catenaria_site2.jpeg_0.jpg)
![Catenaria 4](/sites/default/files/inline-images/catenaria_site3.jpeg.jpg)