Realizou-se nos dias 4 e 5 de junho, em Reguengos de Monsaraz, o evento Water World Forum For Life, com a presença física e online de oradores e convidados, para debater alguns dos temas mais prementes da sustentabilidade ambiental e alertar para uma das maiores ameaças do século XXI.
Tratou-se de um evento inédito no nosso país, que surgiu no seguimento da criação da Década da Água, pela Organização das Nações Unidas, assente num conjunto de valores e atividades em prol da manutenção, reporte e monitorização deste bem tão precioso. A sessão de abertura contou com a presença, entre outros, de Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial. Ricardo Serrão Santos, ministro do Mar, e João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Ação Climática, marcaram presença no encerramento do Water World Forum For Life.
José Carlos Clemente, diretor de Empreendimentos da Infraestruturas de Portugal (IP), apresentou no palco digital o tema a "Ferrovia - uma Solução Sustentável", incorporando o programa de investimentos Ferrovia 2020, em curso, e a sua contribuição para a sustentabilidade ambiental, com o aumento da mobilidade e a capacidade de transporte de mercadorias, a par de uma redução significativa nas emissões de carbono:
“a contribuição do Programa Ferrovia 2020 em termos ambientais passa pela eletrificação da rede, por ser um sistema energeticamente bastante mais eficiente do que o sistema térmico (a diesel), otimizando o desempenho do material circulante em termos de capacidade de reboque e de potência e, consequentemente, reduzindo significativamente as emissões de gases com efeito estufa e de ruído", explicou.
Segundo o responsável "as projeções e estudos como resultado do impacto do Ferrovia 2020 na redução de emissões de CO2 totalizam um valor, num horizonte de 30 anos, de 2750 milhares tonCO2eq."
Ferrovia 2020
Em termos ambientais o Programa Ferrovia 2020 pretende:
- potenciar a circulação de comboios elétricos e diminuição de emissão de CO2;
- reduzir a emissão de ruído na fonte e melhorar a fiabilidade e segurança;
- promover a descarbonização da economia e a transição energética, adaptando os territórios às alterações climáticas, garantindo uma maior resiliência das infraestruturas.
No evento a IP esteve também presente na área de expositores dedicada aos parceiros, com o tema “Ferrovia 2020 - Corredor Internacional Sul”.