A IP associa-se mais uma vez ao Projeto "Engenheiras Por Um Dia", uma iniciativa da secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, coordenada pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), em articulação com a Carta Portuguesa para a Diversidade, o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros.
Este Programa, apoiado pela IP na divulgação das atividades e participação no 'Girls in ICT Day', enquanto signatária da Carta Portuguesa para a Diversidade, tem como objetivo sensibilizar as jovens estudantes dos ensinos básico e secundário para escolherem carreiras na área das TIC e não só, desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos, combatendo os estereótipos que condicionam as suas opções escolares e de carreira.
A 5ª Edição "Engenheiras Por Um Dia", teve início a 8 de outubro, após uma ação 100% online em 2020/21, que contou com a participação de cerca de 2.500 estudantes.
As iniciativas a desenvolver durante o ano letivo 2021/22 serão presenciais, mantendo a vertente digital para chegar a mais estudantes, através de desafios de engenharia; visitas de estudo a organizações e universidades; ações de mentoria; ciclo de workshops sobre Engenharia e Tecnologia; celebração do 'Girls in ICT Day' e outras efemérides.
O Programa conta com a participação de:
- 41 escolas/agrupamentos de escolas;
- 15 instituições de ensino superior;
- 70 entidades parceiras (9 das quais municípios).
Este Projeto está integrado na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação - Portugal Mais Igual e no Plano de Ação para a Transição Digital, em articulação com o Programa INCoDe.2030.
Desde a sua criação, em 2017, já alcançou 10.411 jovens do 3º ciclo e do ensino secundário, em mais de 460 atividades práticas laboratoriais, sessões de role model e mentoria.