Vice-Ministra da Indústria e Comércio de Moçambique visita a IP

Assistência Técnica Internacional
Internacional
  • Vice-Ministra da Indústria e Comércio de Moçambique reunida com IP
  • Vice-Ministra da Indústria e Comércio de Moçambique reunida com IP

A reunião realizou-se no âmbito dos trabalhos que a Infraestruturas de Portugal, através da sua participada IP Engenharia, está a desenvolver no apoio ao Ministério da Indústria e Comércio de Moçambique.

A Vice-Ministra da Indústria e Comércio de Moçambique, Ludovina Bernardo, visitou a sede da Infraestruturas de Portugal (IP) no âmbito dos trabalhos que estão a ser desenvolvidos pela IP Engenharia (IPE) no apoio ao Ministério da Indústria e Comércio de Moçambique. 

Durante a visita, que aconteceu no passado dia 8, foi realizada uma reunião onde estiveram presentes os vice-presidentes da empresa, José Serrano Gordo e Carlos Fernandes, e o administrador-delegado da IPE, Amílcar Monteiro. A responsável do governo moçambicano fez-se acompanhar pelo conselheiro económico e comercial da Embaixada de Moçambique, Florêncio Papelo.

No decorrer da reunião foi apresentado o ponto de situação dos trabalhos de Assistência Técnica que estão a ser realizados para o Ministério e cujos méritos têm sido enaltecidos pelas autoridades daquele país, em especial no contributo para a sua grande prioridade económica, o processo de industrialização.

Os responsáveis da IP deram ainda a conhecer os programas de investimento em infraestruturas rodoviárias, ferroviárias e logísticas que a IP está a executar - Plano de Recuperação e Resiliência (PPR), o Plano Ferrovia 2020 e o Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030)  - com destaque para o volume de investimento em causa e a importância estratégica que estes projetos representam para o aumento da competitividade da economia nacional.

No final da visita, a Ludovina Bernardo expressou o seu agradecimento e satisfação pela “importância dos trabalhos de Assistência Técnica que estão em curso, e pela forma como estes se estão a desenrolar, imbuídos de um exemplar espírito de partilha”.

A responsável governativa fez ainda votos para que “o exemplo de Portugal, e a experiência da IP, possam ser potenciados pelos setores que em Moçambique são responsáveis pelas infraestruturas de transporte”, dado que se enquadram nos esforços de relançamento da economia que o Governo tem em curso, e de que o Ministério da Indústria e Comércio é o principal dinamizador, “reforçando a vitalidade das relações bilaterais entre Moçambique e Portugal”.