A intervenção teve por objetivo corrigir os fenómenos de instabilidade que se vinham a registar no talude em causa.
Foi concluída a empreitada de estabilização do talude de escavação entre os km 229,000 e 229,100, lado esquerdo, da Linha do Norte.
A intervenção, com um investimento associado de 227 mil euros, teve por objetivo corrigir os fenómenos de instabilidade que se vinham a registar no talude em causa, nomeadamente o escorregamento ocorrido em fevereiro de 2021, o qual, por razões de segurança, obrigou à introdução de uma limitação de velocidade.
Os trabalhos desenvolvidos consistiram no reperfilamento do talude, na construção de um muro de gabiões e colocação de máscara drenante no seu tardoz, de modo a reforçar a drenagem interna e minimizar a ação de agentes externos na estabilidade global do mesmo. Foram também construídos esporões drenantes com o objetivo de potenciar o rebaixamento do nível freático na zona adjacente à área instabilizada, em períodos de maior pluviosidade.
No primeiro pano de talude foi executado um preenchimento com pedra argamassada, numa zona onde se tinha verificado a existência de argilas. No pano de talude junto à via, foi colocada rede de encaminhamento simples, tendo os restantes sido revestidos com terra vegetal e aplicada hidrossementeira.
Toda a intervenção foi realizada em período diurno, recorrendo-se à instalação de barreiras de segurança, pelo que a circulação regular de comboios não ficou comprometida.
O Projeto foi desenvolvido pela IP, que também assegurou a Gestão e Fiscalização da obra, tendo a empreitada sido executada pela empresa Sociedade de Construções Teodoro Valente, Lda.